Be With You – O Livro


Para quem leu a minha review de [“Be With You“] e gostou tanto do filme quanto eu, se calhar vai gostar também muito da seguinte recomendação.
Eu sei que isto é suposto ser um blog sobre cinema oriental mas não posso deixar de falar agora do romance original que deu origem á adaptação cinematográfica porque na sua simplicidade é um daqueles pequenos grandes livros que não merecem ficar esquecidos, muito especialmente por quem viu e gostou mesmo do filme.

bewithyoubookNão tenho por hábito ler muitas novelas românticas, mas de vez em quando aparecem-me pela frente obras que se tornam dificeis de esquecer.
Aconteceu-me com os fabulosos “O Amor em Tempos de Cólera” e “Memórias das Minhas Putas Tristes” de Gabriel Garcia Marquez e voltou agora a acontecer com este pequeno romance original japonês.
[“Be With You“] em livro, não será própriamente uma obra maior da literatura ao contrário do que Garcia Marquez produziu, mas nem por isso deixa de ser a nível emocional uma fabulosa história de amor daquelas que não se esquece. Até mesmo para quem já conhece a surpresa final que fecha com chave de ouro a sua adaptação ao cinema.
E já agora, ao contrário da adaptação ao cinema de “O Amor em Tempos de Cólera”, esta adaptação de [“Be With You“] reproduz por completo toda a emoção da história original. É certo que as obras não se comparam em termos de complexidade mas nem por isso [“Be With You“] se poderá considerar uma história de amor menor por ser apenas um pequeno livro comercial que pretende apenas emocionar o leitor.

Quanto a mim não tenho problemas em dizer que [“Be With You“] foi uma das melhores histórias românticas que li em muito tempo e é certamente um daqueles livros que voltarei a reler bastantes vezes, porque acima de tudo e tal como acontece no filme está carregado de humanismo e personagens inesquecíveis além de ser um daqueles livros que se lê de seguida quase de um só fôlego. Até mesmo já conhecendo a história do filme e sabendo o que nos espera na reviravolta final.

bewithyoubook2Aliás, na verdade ao contrário do que costuma ser habitual nestas coisas, se calhar não recomendo que leiam o livro antes de verem o filme.
É certo que o filme lhes irá estragar a surpresa da história original, mas penso que isso não prejudica de modo nenhum a leitura do romance, até porque este tem ainda algumas diferenças que vocês vão gostar muito de descobrir. Inclusivamente contém um pequeno twist relacionado com a sexualidade do casal que foi pura e simplesmente suprimido na adaptação para cinema e que de certeza ainda vão achar mais fascinante se lerem o livro depois de verem o filme e de seguida voltarem novamente ao filme á procura de algo a que se calhar nunca prestaram atenção.
Não quero falar muito mais do livro porque este contém diferenças suficientes para entreter ainda até quem já viu o filme e por isso sugiro que o descubram por vocês mesmo.
O que foi mudado para o filme foi muito bem alterado mesmo e por isso redescobrir esta história mesmo depois de terem visto a adaptação cinematográfica ainda lhes irá certamente agradar muito. Posso garantir-vos que se gostaram do filme vão sair deste livro sem conseguir decidir qual é o melhor meio para ilustrar esta história pois este é um daqueles raros casos que se complementam perfeitamente.

Este é inclusivamente um livro excelente para quem ainda tem medo de arriscar a ler em inglés, pois é de uma escrita muito simples e directa e portanto perfeito para quem sempre teve curiosidade em tentar ler algo mas nunca quis arriscar a ler um livro que não fosse em português.
Claro que podem esquecer uma tradução Portuguesa pois [“Be With You“] só existe ainda em Japonês e em Inglés.
Podem encontrar o livro á venda na Amazon Uk onde eu comprei o meu exemplar: Be with You

E podem encontrar o filme neste site se ainda estiver disponível quando estiverem a ler estas linhas.

——————————————————————————————————————

 

Advertisements

5 thoughts on “Be With You – O Livro

  1. Realmente este é um filme que não se consegue assistir somente uma vez e agora fiquei louco para ler o livro.
    Simples e cativante de uma maneira que fica difícil de descrever. E a reviravolta, nem precisa comentar, fica aquela sensação de que é preciso assistir novamente para entender melhor.
    Gosto muito das suas resenhas o que me levou a assistir vários filmes ótimos que sem o seu blogue não teria a oportunidade de conhecer. Virei fã de cinema asiático.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s