Uchu kara no messeji (Message from Space) Kinji Fukasaku (1978) Japão


Eu comprei o dvd japonês e este filme não tinha legendas de espécie alguma ! 🙂
Não havia mais nenhuma opção de compra na altura e como tal decidi arriscar pois lembrava-me bastante bem dele e apetecia-me revê-lo julgando até que não iria haver uma edição em inglés tão cedo.
Entretanto já existe uma excelente edição á venda na Amazon americana por isso meus amigos já sabem onde poderão comprar esta maravilha de filme em DVD no ocidente.
Falemos então do “StarWars” japonês conhecido no ocidente como [“Message From Space“], sim porque este filme passou em Portugal no cinema e tudo.

A minha cópia é completamente falada em  Japonês e sem uma única legenda em inglés, conseguem imaginar ?
Garanto-vos que conseguem. Até porque quando virem este filme a última coisa que interessa são os seus diálogos,  porque o argumento é tão básico e tão bem traduzido visualmente que a meio da centésima cena de porrada espacial vocês já nem se lembrariam que o dvd era suposto ter legendas.
Entretanto já comprei a nova edição á venda na Amazon, claro está…

Este é mais um filme ideal para o meu outro blog “Universos Esquecidos” mas mais uma vez não poderia deixar de o recomendar aqui, pois mais japonês que isto se calhar seria impossível.
Até porque a razão de me ter lembrado deste filme oriental agora, é porque é uma obra do mesmo realizador de “Virus“, que lhes apresentei anteriormente e assim vocês poderão fazer uma comparação mais imediata entre as duas obras.

Embora os filmes não tenham nada em comum são ambos trabalhos muito interessantes pela sua identidade muito própria, isto mesmo apesar de [“Message From Space“], digamos…se inspirar um bocadinho no sucesso de “StarWars”.
Mesmo resalvando as devidas diferenças até acaba por ser o clone mais próximo do filme de Lucas, talvez porque se esforça muito para ser um “StarWars” oriental e não tem grandes problemas em admiti-lo. Há algo na atmosfera deste filme que não nos deixa esquecer as suas influências mesmo quando recorre a clichés puramente japoneses.
Aliás nota-se claramente que nem tenta disfarçar as suas origens e até nem se chateia muito por contar com um robot que deve ser certamente o primo oriental do R2-D2 para divertimento do espectador.
E por isso mesmo é divertidissimo porque se torna num produto descaradamente genuíno o que o transforma imediatamente num filme de culto para quem gosta de space-operas espaciais que irá agradar imenso a quem gosta de aventuras série-B.

Esta vai ser provavelmente a review mais pequena deste blog, porque na verdade não há muito para dizer sobre [“Message From Space“], a não ser que é um filme completamente alucinante ao melhor estilo televisivo japonês.
Basicamente o filme move-se a duzentos á hora e onde tudo serve para justificar cenas de combates espaciais e muitos tiros com pistolas laser, não faltando obviamente o personagem tipo mercenário espacial, a princesa combativa e o “Luke Skywalker” lá da zona, além do vilão muito mau.

Visualmente, o filme alterna entre o mau episódio dos “Power Rangers“, as maquetes do “X-Bomber” e a estética pseudo-Starwars.
Os efeitos são do piorio, mas [“Message From Space“] é extremamente entusiasmante pois nunca sabemos bem o que pode acontecer a seguir ou que mau efeito especial é que vamos ver pela frente no meio de tanta cena de porrada espacial. E porrada espacial é coisa que não falta, tudo ambientado com uma banda sonora tão divertida e despreocupada quanto o próprio filme.
Curiosamente o filme tem alguns actores americanos, inclusivamente o falecido Vic Morrow o que o torna num produto ainda mais estranho pois toda a gente parece deslocada, mas ao mesmo tempo dá um toque especial á atmosfera da obra.

A história é a mistura habitual entre “Os Sete Samurais” e o “StarWars“, onde há um gajo muito mau que quer conquistar o universo e um planeta oprimido em que os habitantes são obrigados a partirem em busca de mercenários que os ajudem a enfrentar o tipo, descambando em cenas de porrada espacial por tudo e por nada levando os herois até á vitória final do costume.

[“Message From Space“], foi produzido em 1978 logo a seguir a “Starwars” ter alcançado o sucesso que se conhece e como tal, terá sido o primeiro clone do filme de George Lucas a alcançar algum sucesso internacional porque foi imediatamente aproveitado para saciar a sede do publico por algo que se assemelhasse ao filme de Lucas.
O que ninguém esperava certamente era que tivessem sido os Japoneses a arriscar tal produção embora não seja grande surpresa o facto do filme ter sido distribuido por todo o mundo.
Principalmente porque toda a gente queria ver mais coisas semelhantes ao “Starwars” e na altura isso era algo que não se encontrava todos os fins de semana.

O sucesso do filme foi tal que inclusivamente deu origem a uma série televísiva no Japão com vinte e tal episódios.
Se tiverem curiosidade poderão inclusivamente ver aqui o primeiro episódio da série se tiverem o VeohTv instalado  no vosso computador. Também poderão fazer o respectivo download. Embora a série seja inferior ao filme que a originou e por isso recomendo vivamente que primeiro apreciem a longa metragem [“Message From Space“] antes de verem qualquer exemplo da série de tv.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Um dos filmes mais desmiolados de todos os tempos e completamente obrigatório para quem gosta de conhecer todo o tipo de clones cinematográficos que “Starwars” originou.
Muito divertido mesmo e possivelmente um dos melhores maus filmes de sempre.
Trés tigelas e meia de noodles.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg

A favor: é um “Starwars” em velocidade ultra acelerada, os efeitos especiais são tão maus que se tornam absolutamente geniais, o design de produção idem, tem uma identidade completamente japonesa, as cenas de porrada espacial são excelentes, tem um barco voador que anda no espaço e um R2-D2 oriental.
Contra: o estilo Power Rangers pode ser um bocado irritante.

—————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=2TPh6-L7Qi4

Videoclip
marado com inúmeras cenas do filme
http://www.youtube.com/watch?v=yxoa8CInnsY&feature=related

Comprar
está á venda na Amazon americana. Estão é espera do quê para comprar isto ?

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt0078435/

Versão do filme dobrada em inglés para download.
http://thepiratebay.org/tor/3997307/Message_From_Space___Uchu_kara_no_messeji

Primeiro episódio da série televisiva que o filme originou.
http://www.veoh.com/videos/v1734253AEjb4THn

——————————————————————————————————————

*Não tenho ainda nenhum filme semelhante que possa recomendar*

——————————————————————————————————————

Deixe um comentário