CINEMAsiatico.wordpress.com

The Terror Live (Deu tae-ro ra-i-beu) Byeong-woo Kim (2013) Coreia do Sul

1 Comentário


Já ando para falar deste filme há um par de anos mas queria voltar a vê-lo antes de escrever sobre ele para me certificar de que isto era realmente tão bom quanto me pareceu da primeira vez.
É !

the terror live 01

Agora que ainda nem passaram duas semanas após os atentados bem reais na Bélgica aqui na Europa em Março de 2016, um filme como [“The Terror Live“] não poderia ser mais actual, especialmente quando estamos na presença de um título absolutamente fantástico que acima de tudo sabe como tratar a questão do terrorismo sem a banalizar mesmo sendo um produto plenamente comercial enquanto cinema.
Independentemente do tema, se procuram um thriller com suspense de cortar à faca e um estilo muito pouco politicamente correcto, é este.

the terror live 12

[“The Terror Live“] não é apenas a habitual história de um psicopata que resolve explodir com coisas por tudo e por nada, mas principalmente é um verdadeiro estudo sobre o poder dos media para manipular audiências e formar opiniões sobre as pessoas. Independentemente da verdadeira história por detrás de acontecimentos que muitas vezes ficam por contar, porque simplesmente para os rates de audiencia não terão importância e o que importa no mundo das notícias televisivas que lucram com directos dramáticos ao vivo, é acima de tudo não apresentar a verdade mas sim manter a capacidade de gerar patrocinadores e publicidade para cada canal aproveitando-se da catástrofe do momento enquanto oficialmente passa tudo por –informação.

the terror live 03

[“The Terror Live“] é sobre isto e muito mais. É sobre a corrupção do Estado, sobre chantagem política e não tem medo de ser um filme que analisa as próprias razões por detrás de um acto terrorista mostrando também o lado de quem espalha o terror. Não escolhe lados, apenas mostra-nos a posição de todas as partes envolvidas de uma forma crua e realista sem tomar partido ao mesmo tempo que envolve o espectador numa verdadeira montanha russa de emoções, pois a certa altura já nem sabemos por quem estamos a torcer, ou se todos serão culpados num sistema podre que não tem salvação a não ser que alguém expluda com isto tudo e o mundo comece realmente do zero.

the terror live 07

Muita gente tem comentado na internet que este é um daqueles filmes que parece um thriller americano à primeira vista mas por muitas razões que só serão perceptíveis por quem vir [“The Terror Live“], imediatamente se destaca como uma produção há parte; que pelo menos actualmente não seria filmada nestes moldes por Hollywood de certeza. Pelo menos , não com este argumento e colocando as questões da forma que as coloca. Um argumento onde para lá da habitual história de suspense que poderia ter sido filmada da forma mais formulática se encontra no entanto um argumento que nos deixa a pensar e a discutir sobre tudo o que vimos muito para lá da duração do filme. Vejam [“The Terror Live“] , depois espreitem qualquer canal de noticiários na TV e garanto-vos que os mais distraídos irão começar a prestar atenção a pormenores que se calhar nunca tinham pensado antes.

the terror live 02

[“The Terror Live“] tem sido comparado ao americano “A Cabine Telefónica/Phonebooth”, mas enquanto o filme de Joel Schumacher é realmente eficaz enquanto thriller, este filme Sul Coreano, até porque tem maior duração consegue ir muito mais além. Na verdade o atentado terrorista da história é apenas uma desculpa para que alguém tenha escrito um dos melhores argumentos politicamente incorrectos dos últimos anos, dentro deste estilo de cinema que envolve jornalismo. E a uma primeira visão quase que isso nem se nota.

the terror live 05

O filme conta a história de uma antiga estrela televisiva do jornalismo que caiu em desgraça, acabando despedido e a ter que trabalhar numa rádio local ao mesmo tempo que ainda tem que lidar com o seu divórcio; nunca deixando no entanto de ser um crápula arrogante para com toda a gente. Mantendo uma ambição desmedida para voltar ao topo da apresentação televisiva não olha a meios para pisar seja quem for para atingir os seus objectivos.

the terror live 04

Um dia numa das suas emissões de linha aberta, alguém liga para o programa afirmando que irá fazer explodir uma das principais pontes da capital Sul Coreana se o presidente não vir a público pedir desculpas pela forma como alguns trabalhadores que a construiram foram tratados pelo Estado muitos anos antes.

the terror live 25

Naturalmente o jornalista não o leva a sério e desafia-o a ir para a frente com a explosão. O que acontece de verdade  e a partir desse momento desencadeia-se uma verdadeira corrida às audiências por parte dos canais de notícias que tudo fazem para suplantar a concorrência cobrindo em directo o acontecimento. Mas só o nosso jornalista tem o terrorista em directo na outra ponta da linha telefónica e vê nisso acima de tudo o seu bilhete de regresso ao topo da informação televisiva.

the terror live 06

[“The Terror Live“] joga incrivelmente bem com a linguagem televisiva. A realização é extraordinária e a montagem deste filme não perde um fotograma. Aliás tudo nesta história é cronometrado ao segundo e cada cena é cortada ao milímetro para nos deixar constantemente em tensão como se estivessemos a assistir a um acontecimento real; a forma como está filmada alterna entre o habitual para este género e a própria linguagem televisiva. E é nesses momentos em que como espectadores parece mesmo que estamos a assistir a um drama em directo na televisão que o filme brilha.

the terror live 16

As interpretações são fantásticas e esquecemo-nos por completo que estamos a ver uma ficção passados alguns minutos. O argumento é o ponto alto do filme também, não apenas pela história em si, pelo politicamente incorrecto no seu conteúdo, mas principalmente porque sabe enredar toda a sua vertente mais politica em personagens com substância.
Todos os secundários nesta história têm um papel importante, todas as personalidades estão muito bem definidas e nem notamos que [“The Terror Live“] conta na verdade com imensos personagens-tipo, que noutro tipo de filme se calhar seriam óbvias e algo artificiais, mas que aqui são absolutamente indispensáveis para que o suspense resulte.

the terror live 18

Acima de tudo, tal como acontece com o protagonista, são personagens intensamente credíveis e que fazem por completo desaparecer os actores por detrás delas. Inclusivamente o terrorista que passa practicamente todo o filme apenas sendo uma voz no telefone tem uma prestação absolutamente cativante e toda a sua química com o protagonista do filme é aquilo que os irá deixar por muitas vezes à beira de um ataque cardíaco com o desenrolar dos acontecimentos.

the terror live 08

Desenrolar de acontecimentos que ainda por cima culminam num final absolutamente perfeito e até algo inesperado. Embora na minha opinião [“The Terror Live“] só peque no momento em que nos atira com um pequeno “twist” à boa e velha maneira do cinema Sul Coreano. Estranhamente, desta vez nem resulta particularmente bem, pois na verdade pelo menos a mim não me causou propriamente grande impacto.

the terror live 14

Se calhar porque tudo o resto já tem até tensão a mais durante o filme todo, mas achei realmente que desperdiçaram uma ligação que poderia ter havido no contexto da história. Essencialmente para mim só “falha” mesmo o twist do filme. Não porque não seja eficaz, mas porque deveria ter sido um murro no estômago e não foi; isto porque até ocorrer a revelação nada no contexto do argumento apontava para algo assim tão anónimo (até porque todos os diálogos com o terrorista são por telefone) e por isso quando esta “surpresa” surge de repente , pelo menos eu achei que foi algo metida a martelo para introduzir o inevitável twist.

the terror live 21

Mas não deixem que isto os afaste de [“The Terror Live“]. É apenas uma opinião pessoal.
De resto tudo nesta história é do melhor. Vão ficar agarrados até ao último segundo e não se irão esquecer deste filme tão cedo; especialmente tendo em conta tudo o que se tem passado no mundo actualmente e se costumam acompanhar noticiários televisivos.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

É impossível não dar a nota máxima a isto. Mesmo já conhecendo a história acho que da segunda vez que vi o filme ainda gostei mais dele; talvez porque pude reparar no resto à volta das cenas de suspense de uma forma mais descontraída e observar como este [“The Terror Live“] é realmente um produto muito bem feito e que prova que o cinema comercial também pode ser inteligente sem deixar de ser cinema espectáculo.

the terror live 15

Cinco tigelas de noodles e um Golden Award porque este é daqueles se revê inúmeras vezes e a intensidade nunca se perde.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg gold-award.jpg

A favor: o argumento, os actores, a realização, a montagem, o politicamente incorrecto da mensagem, os efeitos especiais.
Contra: o “twist” poderia ter tido mais impacto se tivesse sido integrado num contexto envolvendo algum personagem presente no estúdio ou nos directos talvez, pois aparece algo de pára-quedas só para –surpreender– e quanto a mim destoa da estrutura do filme até então.

——————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt2990738

——————————————————————————————————————
E se gostaram deste não vão querer perder:
capinha_Midnight_FM 
——————————————————————————————————————
Cinema_oriental_no_facebook 

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

One thought on “The Terror Live (Deu tae-ro ra-i-beu) Byeong-woo Kim (2013) Coreia do Sul

  1. Adorei o filme… se este fosse um filme americano não seria tão bom (caso fosse até bom)…
    A qualidade dos actores é soberba, a realização é fantástica… e o desenrolar da acção é “speechless” com surpresas atrás de surpresas…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s