The Furthest End Awaits (Saihate nite) Hsiu-Chiung Chiang (2014) Japão


Lá vem este com aqueles filmes onde não se passa nada…
Yup, pois é.

the furthest end awaits 23

Bem-vindos a [“The Furthest End Awaits“].
Um filme onde não se passa nada.
Se gostam de histórias simpáticas passadas à beira mar em locais com uma paisagem natural fantástica [“The Furthest End Awaits“] poderá ser uma boa escolha para passarem duas horas muito calmamente.

the furthest end awaits 01

Misaki regressa à sua terra natal e à velha cabana do pai localizada numa vila remota da costa norte do Japão. Não vê o pai desde que foi levada pela sua mãe para longe a quando do divórcio dos dois muitos anos atrás; nunca mais soube dele até que lhe foi comunicado o seu desaparecimento oficial e Misaki volta para a sua vila na esperança de que um dia o seu pai também tenha a mesma ideia e regresse para junto dela.

the furthest end awaits 05

Ao regressar, faz remodelações na sua antiga casa transformando-a num pequeno café especializado em misturas de grão que comercializa pelo Japão inteiro a partir desse sitio.
Na sua frente como vizinhos, tem uma rapariga que habita numa pousada decadente com duas crianças e que aparentemente vivem ao abandono pois a vida da mãe acontece entre um trabalho numa grande cidade algo distante dali e os seus encontros com uma espécie de namorado algo duvidoso que aparece de vez em quando pelo local.
[“The Furthest End Awaits“] é a história de como as vidas destes personagens se cruzam e de como uma chávena de café pode ligar duas pessoas que há partida não têm muito em comum.

the furthest end awaits 15

Ou seja, este é um filme muito simples, de muito baixo orçamento e que curiosamente foi baseado numa história real passada precisamente na mesma àrea onde agora foi feito. Segundo li, parece que o verdadeiro café, encontra-se a menos de 2km do local onde a recriação desta história foi agora filmada.

the furthest end awaits 07

De resto não se passa muito nesta história. Estranhamente mantém-nos colados ao ecran pelo carisma das personagens e no final ficamos até com vontade de passar por lá um dia. Na verdade começando logo pelo que o filme tem de menos bom, o final é demasiado abrupto; não porque não resolva o que tem por resolver mas porque nesse momento já estamos a gostar tanto de acompanhar a vida daquelas pessoas que teriam sido bem-vindas mais um par de cenas em jeito de epílogo para compor a atmosfera.

the furthest end awaits 17

Uma coisa que quase arruína o filme é o personagem do namorado da jovem mãe. Nunca sabemos nada sobre ele, para além de ter um aspecto chunga, vestir-se pior ainda e gostar de roubar o dinheiro do almoço escolar das crianças. Na verdade o desenrolar da história apresenta-o de uma forma tão unidimensional que practicamente se torna um vilão de um qualquer cartoon trágico pois parece não pertencer a um filme como este. Por outro lado a sua aparição também é breve e portanto acaba por não chatear muito.

the furthest end awaits 06

[“The Furthest End Awaits“] é essencialmente um filme feminino com personagens fortes. Aliás, tudo o que é homem nesta história ou não presta ou não tem grande utilidade o que lhe valeu algumas notas menos boas em algumas reviews que apontaram esse pormenor como um entrave à naturalidade da história. Por mim, não me chateia de todo; acho que está de acordo com o tom melancólico e algo poético do filme e penso que as personagens femininas resultam plenamente em todos os sentidos.

the furthest end awaits 09

O elenco é muito pequeno, mas excelente; a química entre as actrizes é óptima e esquecemo-nos muito cedo que estamos a ver um filme. Tanto as protagonistas como a miuda pequena formam um trio que nos agarra ao filme só para saber o que se passará a seguir, mesmo percebendo desde cedo que não se passa muito em [“The Furthest End Awaits“].

the furthest end awaits 02

Mantendo a “tradição” deste argumento, onde os homens são essencialmente uma peça de cenário dispensável, também destaco pela negativa o puto pequeno que é particularmente irritante nesta história. Não que seja mal representado pelo mini-actor, muito pelo contrário, mas a verdade é que sempre que abre a boca seria melhor se estivesse calado, pois a atmosfera da história funciona sempre muito melhor quando ele não está presente no ecran.

the furthest end awaits 03

Resumindo, [“The Furthest End Awaits“] é um filme altamente recomendável. Não é um drama melodramático em extremo, não é particularmente emotivo sequer, mas contém um grupo de pessoas que vocês irão gostar de acompanhar.
O ambiente é excelente, a pouca história que tem é estranhamente interessante e tudo se desenrola junto ao mar numa localidade que é muito bonita.

the furthest end awaits 14

Aliás, segundo consta o filme é criticado por não ter aproveitado de todo o ambiente cénico que está de verdade à sua volta e sinceramente se assim é também não entendo porquê. Sente-se a todo o instante que aquela àrea deve ter paisagens naturais fabulosas e teria sido bom até para abrir o filme um bocadinho que tivessem sido melhor aproveitadas.
Provavelmente o orçamento também não deu para muitas deslocações, afinal isto em termos de comparação nem um série-b seria nos estados unidos pois [“The Furthest End Awaits“] custou pouco mais de um milhão de dolares a produzir o que no panorama actua é o mesmo que nada.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Se procuram um drama ligeiro, com um ambiente calmo e até poético num daqueles filmes que não tem pressa de ir a lado nenhum, [“The Furthest End Awaits“] é uma escolha excelente que se recomenda vivamente.

the furthest end awaits 21

Apesar de lento, não é um daqueles filmes de autor pretencioso, tudo o que faz resulta e inclusivamente tem uma banda sonora minimalista bastante bonita que cria uma excelente atmosfera com acordes de piano e viola salpicados nos pontos chave da história.
Quatro tigelas de noodles pois é muito, muito bom mesmo.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg

A favor: a simplicidade de tudo resulta, é passado num local natural muito atmosférico, bons desempenhos do elenco, banda sonora minimalista agradável, boa realização e fotografia.
Contra: o personagem masculino mais evidente neste drama está totalmente deslocado do tom do filme pela sua caracterização excessiva enquanto grunho, a criancinha masculina poderá ser algo irritante também pois quando aparece quebra alguns dos momentos bonitos da história.

——————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt3524792

——————————————————————————————————————

Outros títulos semelhantes de que poderá gostar:

concerto_capinha_73x  Be With You

Il Mare Love Phobia  capinha_10_promises

——————————————————————————————————————

Cinema_oriental_no_facebook

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s