CINEMAsiatico.wordpress.com

“Hope”/Wish (So-won) Joon-ik Lee (2013) Coreia do Sul

8 comentários


Ora bem, vamos lá simplificar isto.
Review: [“Hope”] é um drama Sul Coreano sobre uma criança violada a caminho da escola numa manhã de chuva.

Hope11

CLASSIFICAÇÃO:
Cinco tigelas de noodles e um Gold Award na classificação e é porque não posso dar mais.
Este rebenta a escala por todos os lados.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg gold-award.jpg!!!

Agarrem-se bem nas cadeiras.
Não percam tempo.
Até à próxima sugestão de cinema.

Hope30

Ainda está alguém aí ?..
Querem saber mais ?

Bem, para começar NÃO VEJAM OS TRAILERS LEGENDADOS EM INGLÊS que inundam o Youtube !!! Contêm o final do filme e montanhas de *spoilers* inacreditáveis. Mais uma vez a distribuição americana precisa de uma apresentação que explique muito bem o filme todo sabe-se lá porquê…
Vejam apenas este videoclip  (no lugar do trailer) e depois sigam para o filme.
Melhor ainda, sigam já para o filme e não vejam nem leiam mais nada.

Hope27

Já que insistem em continuar aqui…
[“Hope”]
foi um daqueles filmes que me atingiu como um tijolo e acho que ainda estou zonzo do embate !
Sinceramente nunca tinha ouvido falar dele e felizmente não tinha visto o trailer todo, porque gostei imediatamente do estilo visual nos primeiros segundos e senti que seria um bom título a ver sem saber demasiado sobre ele. O meu instinto estava certo.
[“Hope”] é certamente um dos melhores filmes Sul-Coreanos que vi até hoje e sem sobra de dúvida o melhor drama neste estilo que alguma vez me passou pela frente em muito tempo.

Hope23

E é também um manual visual que demonstra ponto por ponto tudo aquilo que eu costumo referir a propósito da forma natural como se humanizam personagens no cinema oriental. E desta vez não sou apenas eu que o digo, mas também muito crítico profissional que teve o prazer de também ter levado com este filme em cima desprevenidamente; citando precisamente esse aspecto dos personagens como ponto central que distingue o que vemos actualmente no cinema oriental e o plástico formulático que sai de Hollywood até em termos de “caracterização de personagens” dentro do cinema comercial.

Hope20

[“Hope”] se tivesse sido um filme americano, teria sido um dos dramas neste estilo mais premiados de sempre. Teria levado pilhas de Oscares para casa, estaria por todas as salas de Portugal disribuído pela máquina publicitária de Hollywood e seria falado até hoje apesar de já contar com três anos desde que foi produzido.
Como é cinema oriental, ninguém por cá ouviu falar dele, óbviamente.
E segundo rezam as crónicas foi não só um dos maiores sucessos de sempre lá pelo oriente a nível de público quando estreou, como inclusivamente uniu a crítica profissional e a popular numa aclamação geral, o que não deixa de ser um feito surpreendente.

Hope28

Ainda hoje, curiosamente até mesmo sites e publicações americanas recomendam [“Hope”]  como um dos dramas mais obrigatórios que surgiram nos últimos anos e eu nem sabia que o filme tinha sequer sido lançado no ocidente, quanto mais nos estados unidos. Foi num par desses sites que descobri este titulo; (aqui e aqui (pequenos spoilers included nas reviews em ingles)).

Hope21

[“Hope”] pelo oriente, arrecadou prémios em tudo o que foi festival de cinema por onde passava, ao mesmo tempo que devastava milhares de plateias desprevenidas que sairam certamente do cinema como se tivessem sido atropeladas por um camião-Tir em hora de ponta.
Pessoalmente nada me preparava para este título. Sinceramente estava à espera que fosse bom, mas que não fugisse muito àquilo que já vimos mil vezes naqueles telefilmes americanos sobre –“a desgraça do dia”-, que em Portugal costumavam passar a toda a hora nas televisões generalistas.
A coisa, não prometia de todo, pois [“Hope”] é a história de uma miudinha de 8 anos que é violada a caminho da escola e de todo o frenesim mediático que se gera à volta da familia até que o culpado é julgado em tribunal.

Hope05

Vêem ? Não vimos já isto mil vezes ?
Aposto que até já estão a adivinhar o filme todo. Certo ?
Errado.
[“Hope”] parece, mas não é esse tipo de filme, mesmo sendo.
Confusos ? É simples.

Hope04

[“Hope”] é baseado num caso real ocorrido há alguns anos na Coreia do Sul e pelo que li o filme é fiel aos acontecimentos. Acontece que sendo uma história baseada num caso assim, que quase parece um manual para como se inventa uma história com uma criancinha, que sofre muito , coitadinha, etc… a verdade é que esta obra tem um pormenor a destacar.
Este filme tem o fantástico mérito de não fugir daquilo que é normamente o típico cliché neste género de drama, mas contorna-o de uma forma extraordinária; precisamente fazendo aquilo que só o cinema oriental sabe fazer bem e nunca, nunca teria a mesma abordagem simples se isto fosse um produto de Hollywood, podem ter a certeza.
[“Hope”] não está baseado na captura do criminoso, o seu julgamento nem sequer é o principal do filme, não é sobre o sofrimento atroz que a criança tem que carregar (da forma que vocês pensam), não tem vilões no sentido em que vocês imaginam mas é um filme sobre a aproximação entre um pai e uma filha. Tudo construído através de uma espantosa naturalidade e humanização de cada um dos personagens que integra cada acontecimento.

Hope22

[“Hope”] é sobre a esperança de recuperação e consegue o feito de ser um dos melhores -“Feel Good Movies“- de todos os tempos , mesmo tendo por base uma violação de uma criança mais um par de twists devastadores que são um verdadeiro murro no estômago e que levam ao desenlace da história sobre o futuro da vítima.
Estou aqui a tentar descrever isto, tentando transmitir-lhes a originalidade de [“Hope”]  mas o problema é que para poder detalhar-lhes o que realmente é extraordinário na execução deste argumento, automáticamente eu estaria a estragar-lhes os melhores momentos da história. Por isso meus amigos, se procuram uma boa história dramática não percam mais tempo. Esta não vão esquecer tão cedo.

Hope16

Consegue também o feito de ser um dos dramas com mais adrenalina que alguma vez vi. Não é um filme de acção, não é um drama de tribunal no sentido americano mas tem uma tensão fantástica, o que faz de [“Hope”] um daqueles títulos que nos fazem estar constantemente – “on the edge of your seat” – no sentido mais literal. Agarrem-se bem às cadeiras, sofás e principalmente travesseiros. Não digam que não avisei.
[“Hope”] é com todo o direito um verdadeiro -thriller- dramático sem nunca perder o humanismo e a naturalidade. Nunca por algum momento nos lembramos que estamos a ver um filme e muito menos um grupo e actores.

Hope06

A realização é excelente e nem notamos que lá está, pois dez minutos depois de começar nem nos lembramos que estamos a ver um filme. A direcção de actores só pode ter sido incrível, especialmente no que toca à prestação das criancinhas.
O pessoal que fez o casting deste filme está absolutamente de parabéns. As crianças são absolutamente perfeitas, com um carisma e uma empatia extraordinárias; isto para nem falar da forma como vivem também todo o drama que centraliza a história.
A miudinha principal é notável num papel que nem imagino como se planeia isto com uma criança que tinha apenas 7 anos quando a rodagem começou. Não fica nem um milimetro atrás do par de actores veteranos que interpretam os seus pais em termos de prestação convicente e absolutamente dramática.

Hope02

Aliás, a empatia entre ela e o actor que interpreta o seu pai no filme é absolutamente incrível !
Idem para o jovem rapazinho que interpreta o menino que gosta da menina violentada. Não sei o que metem na água dos miudos na Coreia do Sul, mas se o resultado for a produção de pequenos actores deste nível espero que continuem.

Hope14

Aliás [“Hope”] arrecadou prémios para actores por todo o lado, o que demonstra claramente que estamos na presença de um daqueles titulos com um casting de sonho em termos de qualidade dramática. Não só os protagonistas são excelentes como todo o elenco secundário brilha em pequenos momentos; o amigo do pai da miuda, a amiga da mãe, a terapeuta, os policiais, etc. Absolutamente perfeito em termos de composição dramática. E um grande destaque para o actor que faz de violador pois tem um dos melhores momentos deste filme, numa cena que os irá arrepiar até à medula e fazer com que vocês atirem pedras de calçada ao televisor num dos pontos de maior tensão dramática na história.

Hope12

Por falar em tensão, nunca vemos a violação da criança em [“Hope”], mas vemos o seu resultado imediato e por isso, pessoas impressionáveis preparem-se psicológicamente, pois este não é o telefilme da HBO que estão habituados a ver passar nas tardes da TVI para entreter as avózinhas.
Não estamos em Hollywood e se isto é para ser dramático a um nível realístico mesmo, podem ter a certeza que vai ser , pois aqui pelas bandas da Coreia do Sul ninguém se preocupa muito em ser politicamente correcto nas histórias de cinema; o que só lhes fica bem; (e eu nem lhes vou mostrar a fotografia da caracterização inicial da miuda após a violação). Se calhar é por isso que depois conseguem atirar cá para fora títulos com a qualidade de um filme assim.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Um dos melhores e mais consistentes filmes dramáticos que sairam do oriente em vários anos. Nomeadamente da Coreia do Sul.
Dentro deste estilo de história nunca vi nada que chegasse aos pés deste filme pelas razões que referi já no texto mais atrás.
Cinco tigelas de noodles e um Golden Award (ao cubo) porque é absolutamente inesquecível e um daqueles filmes que apetece rever só para voltar a acompanhar aqueles personagens e admirar cada interpretação.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg gold-award.jpg(ao cubo)

A favor: história muito bem planeada cheia de momentos insqueciveis e que são usados para mais uma vez humanizar cada personagem a um nível que só o cinema oriental parece conseguir fazer, os actores têm prestações incríveis a todos os níveis, está cheio de personagens excelentes, as crianças-actores são notáveis, a realização é invisivelmente perfeita, tem um ritmo frenético e em certos momentos mais parece um thriller do que um drama apesar de não ser própriamente um filme de acção, cria uma empatia notável com o espectador até nos momentos que envolvem o violador, dá-nos cabo dos nervos, tem momentos fantasticamente fofinhos ao melhor estilo do cinema sul coreano que já conhecem, todo o argumento está fantásticamente bem escrito e manipula o espectador emocionalmente de uma forma extraordinária com pausas nos sitios certos e murros no estômago de cair para o lado nos pontos chave.
Contra: ehm… nada ?!… Ok, pronto…deixa cá ver…hmmm….espera, deixem-me pensar…hmmm…ah, olha, se calhar o epílogo está a mais e o filme poderia ter acabado um par de minutos antes na sequência final realmente emblemática entre o pai e a filha…

——————————————————————————————————————
NOTAS ADICIONAIS:

TRAILER – AVISO !
NÃO VEJAM O TRAILER que está espalhado pelo youtube legendado em Inglês pois está cheio de *SPOILERS* inacreditáveis. Esse é o trailer da distribuição americana e conta o filme todo de uma ponta à outra !!! Inclusivamente revela o final !!!

VIDEOCLIP (substituindo o trailer)
Se quiserem espreitar algumas cenas do filme vejam isto aqui.

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt3153634

COMPRAR DVD (legendas em Inglés apenas no filme e não nos extras).
http://www.yesasia.com/us/hope-2013-dvd-korea-version/1035288953-0-0-0-en/info.html

E agora que escrevi tudo isto, vou rever o filme.

——————————————————————————————————————

Outros títulos dramáticos de que poderá gostar:

Be With You Il Mare The Classic

Love Phobia cyborg_she_capinha_73x

concerto_capinha_73x My Sassy Girl

—————————————————————————————————————

Cinema_oriental_no_facebook

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

8 thoughts on ““Hope”/Wish (So-won) Joon-ik Lee (2013) Coreia do Sul

  1. Vi este filme há já algum tempo.
    Vi o filme, porque sabia do acontecimento (como? não sei… ^__^)
    Também o adorei… é simplesmente bonito…
    Não sei se conhece, mas acho que também gostaria de ver “Miracle in Cell No.7″… também um “real tearjerker”…

  2. “me atingiu como um tijolo e acho que ainda estou zonzo do embate!”
    Pronto! resumiu meu sentimento!
    O texto como um todo expressou com clareza a profundidade e obra primorosa que é o filme.
    Ah, sou brasileira e não encontrei nada sobre o filme em sites e imprensa brasileira. Uma grande pena!

  3. assisti pela netflix e o filme é extraordinario!!

  4. Realmente! Vou recomendar esse filme para todos que eu puder!!! Fiquei surpresa pois sempre procuro críticas quando acabo os filmes para comparar com minha opinião, e a sua foi a ÚNICA que encontrei. Onde está o resto do mundo que não viu esse filme, pqp!

  5. …Quando iniciei. ..imaginei que seria BOM, mas não EXPLENDIDO. …Em meio a tudo que vi…. INCLUSIVE o japonês de 2008 Departure ( A partida )… esse é sem dúvida o mais impactante. A NARRAÇÃO feita por você. .TÃO ESPETACULAR QUANTO …..SIMPLESMENTE. ..O MÁXIMO. .

    • Este é um daqueles blurays que eu quero comprar. Vou ter comprar um leitor desbloqueado em breve para conseguir ler a regiao asiatica pois ha muita coisa que me interessa comprar.
      Obrigado por leres o blog.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s