CINEMAsiatico.wordpress.com

Wong Ka Yan /Wang jia xin (Wong Ka Yan) Wai-Hang Lau (2015) China

Deixe um comentário


Não parece pelo trailer, mas  [“Wong Ka Yan”] é um filme menos adolescente do que aparenta ser na apresentação. Ou pelo menos não trata os adolescentes como burros.
É verdade que tudo gira à volta de uma paixão adolescente, de uma busca por um amor ideal mas este curioso pequeno filme chinês vai mais além do que se calhar precisaria ter ido para levar o público alvo às salas.

wong-ka-yan-01

[“Wong Ka Yan”] é uma daquelas histórias de amor muito simpáticas e há muito tempo que não via uma história aparentemente tão simples conter tantos pormenores emocionais significativos; os mesmos que se calhar só serão verdadeiramente interiorizados pelo público mais adulto pois a história aborda temas mais maduros sem nunca se fazer notar o seu peso.
Daí [“Wong Ka Yan”] ser um pequeno produto que irá agradar tanto a quem procura uma simples história de amor adolescente como quem admira o cinema romântico oriental pela forma como humaniza personagens e situações a um nível de simplicidade que nunca encontramos nos enlatados pseudo-românticos formuláticos saídos de Hollywood.

wong-ka-yan-02

É precisamente na humanização das pessoas que [“Wong Ka Yan”] brilha enquanto argumento romântico. Parte de uma simples história de amor adolescente para depois contar uma boa mão cheia de pequenas histórias paralelas que dão verdadeira alma aquilo que supostamente seria o centro do filme. Troca-nos as voltas com personagens que supostamente parece que vamos odiar e depois humaniza-os quando o espectador está desprevenido por exemplo. Tudo à volta de uma história central muito simples mas muito bem executada e cheia de carisma.

wong-ka-yan-09

Um dia um rapaz conhece uma rapariga que vende bilhetes num cinema de Hong Kong e apaixona-se por ela. Quando tenta contactá-la novamente descobre que esta já não trabalha no local e a partir daí , o nosso heroi (com a ajuda de uma amiga) entra numa demanda pessoal para tentar reencontrar a sua paixão com todos os meios ao seu dispor.
A rapariga que ele procura chama-se Wong Ka Yan, o que logo dificulta as coisas, pois aparentemente este é um nome comum tanto para raparigas como para rapazes lá pelas bandas de Hong Kong, o que o leva a cruzar-se inevitávelmente com essas pessoas “erradas” e sem querer a sua presença pelos motivos errados, muda as vidas de muita gente pelos motivos certos.

wong-ka-yan-15

O que há partida seria mais uma história de amor adolescente sem chama extremamente aborrecida para o público adulto, ganha vida quando de repente percebemos que a cruzada pessoal do heroi não é mais que um motivo para mostrar como pessoas de todos os estratos sociais com histórias de vida individuais podem ser tocadas e unidas por um acontecimento exterior às suas próprias vidas. [“Wong Ka Yan”] é um filme simpático com muitos momentos bonitos que nos deixa a pensar e nos faz ponderar se também a história pessoal de alguém que não conhecemos ainda algum dia poderá mudar as nossas próprias vidas no momento certo. É um filme sobre encruzilhadas e principalmente sobre o tempo certo para que as coisas aconteçam.

wong-ka-yan-08

[“Wong Ka Yan”] está cheio de personagens fantásticos mas muito simples mesmo.
No entanto, é fascinante como até mesmo aqueles que apenas têm um par de minutoso de tempo de ecran conseguem cativar-nos pela sua personalidade e nunca nos lembramos que por detrás daquelas pessoas estão actores; (inclusivamente grandes actores populares dos tempos aureos do cinema de Hong Kong que (dizem os entendidos) neste filme têm breves cameos).

wong-ka-yan-17

São essas pequenas histórias que depois nos agarram. Temos o senhor do cinema que se tornou porteiro do mesmo, um dia 35 anos atrás só porque também se apaixonou por uma miúda nessa época e espera até hoje que ela regresse para verem mais um filme juntos (um toque de argumento que irá agradar a todos os fãs do Cinema Paradiso), temos a rapariga desencantada com o mundo e que se limita a gerir um restaurante familiar tradicional agora ameaçado pela abertura de um restaurante de luxo mesmo em frente, temos o guitarrista que sonhou ser uma estrela dos Beatles e agora finge-se de estrangeiro para poder cobrar mais dinheiro como professor de guitarra e mais um par de pequenas histórias que serão ligadas quando o jovem heroi do filme se cruza com os seus protagonistas durante a sua própria busca pessoal por um amor sonhado.

wong-ka-yan-03

Mas não se pense que a história principal sai a perder no meio de tanto pormenor secundário interessante; [“Wong Ka Yan”] brilha também porque nos consegue manter agarrados à busca do heroi utilizando um pormenor que nos faz passar todo o filme sem sabermos se desejamos que ele encontre a rapariga por quem está apaixonado, ou não.
Isto porque entre as pessoas que o decidem ajudar na busca, está a outra miuda; também chamada Wong Ka Yan e que imediatamente se apaixona pela preserverança do nosso heroi. [“Wong Ka Yan”] o filme, joga muito bem com essa dinâmica para criar empatia com o espectador. Se por um lado desejamos que o filme acabe bem…por outro lado… a partir de certa altura já não sabemos bem… o que será o filme acabar…bem. Damos por nós sem saber por que lado torcer e nada parece forçado no argumento.

wong-ka-yan-04

Até nos esquecemos que [“Wong Ka Yan”] é apenas uma história. Embora conste que isto foi baseado num popular caso real que aconteceu em Hong Kong precisamente lá pelo início dos anos 90 precisamente o que contribui para dotar este filme de um charme especial que só lhe fica bem.

wong-ka-yan-07

Isto pode parecer um mecanismo de argumento simples já visto várias vezes, mas é aqui que o cinema oriental sabe brilhar. Tudo funciona de uma forma tão natural que nos esquecemos que estamos a ver um filme ou um grupo de actores. Mais uma vez a humanização dos personagens é aquilo que torna outra love story como esta absolutamente cativante. Tem uns pózinhos de Cinema Paradiso e em muitas alturas poderia ser um Anime de Makoto Shinkai pois faz inclusivamente lembrar alguns dos melhores momentos de “5cm per second” não visualmente mas na forma como o argumento está delineado, especialmente lá pelo final da história.

wong-ka-yan-19

Precisamente [“Wong Ka Yan”] para mim só tem um problema. O final.
Não pelo que acontece pois acho que mais uma vez temos um argumento que evita todo o cliché a que estamos habituados a ver no cinema romântico ocidental, mas pela forma como o realizador escolheu filmar e montar a forma como tudo acaba.
Se [“Wong Ka Yan”] tem uma falha, eu por mim concordo com grande parte da crítica que apontou também este pormenor e também acho que “técnicamente” o segmento final deste filme não deveria ter sido resolvido assim. Especialmente porque toda esta história assenta na empatia que o espectador cria com a busca pessoal do heroi e portanto o desenlace da história poderia ter sido abordado de uma forma mais consistente com a empatia que o fime soube criar  quase até ao desenlace quando chega aos minutos finais.

wong-ka-yan-16

Essa “falha” prejudica até o pequeno (e inevitável)twist” presente na história quando algumas pontas soltas se juntam. Isto porque a estrutura do filme parece de repente já não ser a mesma e nós enquanto espectadores sentimos isso, o que nos retira do filme e anula um pouco da empatia que tinhamos sentido até então para com os personagens.

wong-ka-yan-18

Mas não deixem que isto os afaste de [“Wong Ka Yan”].
Se procuram bom cinema romântico oriental este é um título a ver obrigatóriamente. Nunca estará no topo da minha lista de recomendações, mas é uma pequena grande história de amor que vale mesmo a pena verem, especialmente se procuram cinema do género e já viram tudo o que tenho recomendado nos últimos anos.
Curiosamente também, é um filme chinês e não japonês ou sul coreano, o que é de registar. Raramente o cinema chinês produz histórias de amor que ficam na memória quando comparado com a quantidade de titulos fabulosos que existem no cinema do Japão ou da Coreia do Sul e portanto este é um titulo a ver quanto mais não seja para poderem comparar (e se procuram outros titulos românticos chineses bastante especiais, não percam “Love in Space“, “A time to love“,”Fly me to Polaris” entre outros filmes que podem encontrar no meu top de cinema romântico oriental ).

jpeg

[“Wong Ka Yan”] passa-se em 1992 e em 2015 e os dois períodos estão fotografados de forma diferente o que resulta plenamente em termos visuais.
O filme tem uma boa realização, excelente ambiente e cenários  (a ilha onde mora o protagonista) e cada frame está carregado de pormenores que tornam algumas das imagens desta história em verdadeiros quadros urbanos com uma atmosfera muito poética e extremamente nostálgica.
Uma coisa muito curiosa, está no facto de apesar de [“Wong Ka Yan”] contar uma história de adolescentes com personagens supostamente adolescentes, eu ia caindo para o lado quando li que o actor protagonista já tinha na verdade 32 anos de idade quando filmou esta historia no ano passado !! E o restante elenco “adolescente” apesar de parecer bastante novinho também conta com actrizes  muito mais velhas do que aparentam ser nos seus personagens, o que é absolutamente notável pois todos os actores têm em média mais dez anos do que aquilo que aparentam ter no filme.

wong-ka-yan-05

Portanto, como a procura por cinema romântico continua a bater recordes de visitantes neste blog, cá vai mais esta recomendação.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Se chegaram até este blog procurando por boas sugestões de cinema romântico oriental, [“Wong Ka Yan”] é mais um que podem juntar à vossa lista. Não é fabuloso, mas vale a pena. É um filme mais adulto do que aparenta ser, tem uma boa história e vão gostar muito de certos personagens.
Totalmente recomendável, pois é muito bom e um filme muito simpático com bons desempenhos de todo o elenco.

wong-ka-yan-13

Quatro tigelas de noodles, para já, mas aposto que este vai se tornar num daqueles que de vez em quando me vai apetecer rever e por isso não se admirem se a classificação subir futuramente. Há qualquer coisa de especial neste título…

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg

A favor: boa história que une muitas sub-histórias bonitas à volta de algo que prende a atenção, excelentes personagens onde até o mais secundário tem o seu momento, bom trabalho dos actores, boa realização, boa fotografia e é um filme que nos mantém interessados até ao final.
Contra: logo ao inicio nem parece nada de especial nos primeiros minutos, o desenlace final retira-lhe alguns pontos não pelo que acontece mas pela forma como está estruturado pois não recompensa o espectador por ter investido nos personagens durante 90 minutos da forma que deveria ter feito. A banda sonora não tem grande impacto e um filme fofinho neste estilo se fosse japonês ou sul-coreano teria certamente dado mais importância ao envolvimento musical.

—————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS:

TRAILER

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt3911074

——————————————————————————————————————

Outros títulos românticos totalmente recomendados:

 Be With You My Sassy Girl The Classic Il Mare

 capinha_love_in_space Fly me to Polaris capinha_in-the-mood-for-love capinha_midnight-sun

concerto_capinha_73x cyborg_she_capinha_73x capinha_my-girl-and-i

Mais sugestões no meu # TOP DE CINEMA ROMÂNTICO Oriental #

——————————————————————————————————————

Cinema_oriental_no_facebook

 

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s