CINEMAsiatico.wordpress.com

Mr-Go_01

Mr Go (Mi-seu-teo Go) Yong-hwa Kim (2013) China / Coreia do Sul

Deixe um comentário


À partida [“Mr.GO”], tinha tudo para ser um daqueles filmes que eu iria odiar. Senão vejamos…
Mete Circos…check !
Mete criancinhas orfãs e animais fofinhos…check !
Mete macacos….check ! (Podia ser pior, podia ter metido galinhas…)
Mete (BLARGH) desporto…check !
E pior de tudo é um filme sobre Baseball …pior só se fosse sobre futebol mesmo.

Mr-Go_01

Portanto com isto tudo porque raio é que se tornou definitivamente no melhor filme que vi este ano até agora ?!!
Não só já o revi três vezes em menos de uma semana como ainda por cima ando feito estúpido a recomendá-lo a toda a gente; e passo a explicar porquê…
Não que isto seja verdadeiramente importante, mas começo por dizer que [“Mr.GO”] é um dos melhores filmes em 3D que já me passaram pela frente (e já vi muitos). Não só a cópia em 1080p blu-ray tem uma resolução e qualidade de imagem estonteantes, como todas as imagens estão extremamente bem conseguidas em vários planos de profundidade como raramente tinha visto até hoje.

Mr-Go_09

Aliás, começo já por isto; a realização deste filme é extraordinária e dentro do cinema comercial este deve ser o melhor trabalho de um realizador que encontrei no cinema “infantil” do género “desportivo” até hoje, por um motivo muito simples.
É totalmente evidente que cada enquadramento foi pensado e que sequência de acção foi planeada com a intenção de ser vista precisamente em 3D.
[“Mr.GO”] conta com sequências de movimento de câmera únicas e se calhar muita gente nem reparará no excelente trabalho de quem filmou e montou cuidadosamente tudo isto, precisamente porque estas são tão orgânicas e naturais que apesar de impressionantes por vezes nunca sentimos que o realizador está lá, ou que nos atira planos à cara só para meter estilo em 3D a todo o instante.

Mr-Go_35

Quero com isto dizer que o 3D em [“Mr.GO”] é parte integrante do estilo narrativo do filme e se não existisse 3D moderno como temos hoje em dia, não teria havido necessidade do filme ter sido planeado e filmado como está agora filmado pois teríamos tido certamente um trabalho de realização muito mais seguro e corriqueiro do que nos é apresentado neste fantástico filme para a família, naquela que é a maior co-produção entre a China e a Coreia do Sul até à data.
Ah, mas se virem isto em 3D preparem-se para passar o filme todo a desviar-se das bolas que saltam do écran na vossa direcção. É do outro mundo.

Mr-Go_08

Portanto como aposto que muita gente nem irá notar, nota alta para o realizador e para a própria realização do filme que sendo espectacular na forma como nos apresenta sequências de acção também sabe criar uma dinâmica narrativa sem tempos mortos em tudo aquilo que não são as partes de acção desportiva.
Aliás, outra coisa que [“Mr.GO”] faz muito bem é precisamente equilibrar os vários géneros de filme que inevitavelmente se cruzam este argumento.

Mr-Go_28

Aquilo que superficialmente nos parece apenas mais um filme desportivo com os clichés do costume, é na realidade também não só um bom drama (embora bastante simples) com excelentes caracterizações de personagens, como ainda por cima tem momentos de humor (negro) bem conseguidos que irão surpreender e divertir muita gente (de todas as idades).
As cenas com os mafiosos são particularmente divertidas na forma como fazem evoluir os personagens e nos levam a interessarmo-nos muito também pelo seu destino.
Supreendentemente, enquanto filme para crianças não tem grande problema em conter algumas cenas até particularmente violentas e mostrar algum sangue pelo meio, coisa que num filme americano jamais aconteceria. Portanto mais um ponto positivo.

Mr-Go_18

Curiosamente apesar de [“Mr.GO”] estar categorizado como cinema infantil…ou filme para a familia…o argumento até entra por areas que mal desenvolvidas poderiam ter-se tornado absolutamente chatas e terem destruído o filme se calhar logo de inicio.
[“Mr.GO”] para além de toda a parte humana e…símia…é também uma história sobre negociatas e esquemas politicos de bastidores, um filme onde grande parte do argumento é passado em longas cenas sobre contratações de jogadores, política de federações e tudo aquilo que à partida seria a ultima coisa que pensaríamos poderia resultar numa história supostamente para crianças.
O surpreendente é que funciona, não é aborrecido; o espectador mais crescido não se perde pelo meio e se calhar até achará interessante. Além disso toda essa parte é usada para o desenvolvimento dramático de um dos personagens principais e resulta plenamente.

Mr-Go_32

Não esperem no entanto, drama profundo, comédia hilariante ou até o cliché típico do cinema de desporto levado a extremos. Quem pensa encontrar em [“Mr.GO”] o típico filme americano sobre desporto se calhar irá surpreender-se com este titulo. Se calhar nem irá saber bem porquê, mas chegará ao fim do filme pensando que realmente viu algo diferente do que estaria à espera.
A mim pelo menos surpreendeu-me muito mesmo.
Muito menos como filme de bichinhos fofinhos entra a fundo pelo que esperamos encontrar neste tipo de argumentos. Aqui o bichinho não irá sofrer muito, não será abandonado para depois voltar, etc, etc, etc.

Mr-Go_12

O gorila Mr Go é não só uma criação CGI absolutamente extraordinária ao melhor nível de um Gollum ou do melhor que se faz habitualmente em Hollywwod, como ainda por cima a meio do filme já nem nos lembramos que estamos a ver uma história sobre bichinhos fofinhos.
Esquecemos por completo que estamos a ver trabalho de animação compturizada e não fosse a presença do próprio Mr.Go ser tão óbvia aposto que também nos esqueceríamos que o filme metia animais. Esta história aparentemente visualmente espectacular é bem subtil no entanto precisamente na forma como integra tudo o que é humano e CGI.
[“Mr.GO”] faz um excelente trabalho em contar uma história aparentemente habitual de uma forma que muita gente irá notar ser diferente mas não irá conseguir apontar bem porquê.

Mr-Go_13

Mais uma vez nota alta para a realização. [“Mr.GO”] começa logo de forma onde se nota que se calhar isto não irá ser o típico filme que esperamos. Todos os minutos iniciais sobre a vida no circo, a introdução de Mr Go e a sua relação com toda a gente que o envolve é narrada na forma de breves segmentos que parecem retirados de peças jornalísticas em telejornais televisivos e logo aqui notamos que a montagem deste filme tem muita energia.
Quando entra por uma narrativa visual mais tradicional percebemos que nem nos demos conta da transição mas a história continua com um ritmo que não dá descanso e capta a nossa atenção sem parar.

Mr-Go_26

Para esse efeito também muito contribui os ambientes e as paisagens naturais que podemos ver em [“Mr.GO”]. Não só as imagens do circo perdido algures num descampado da China são fantásticas, como o set design de interiores é do melhor e isto para nem falar das cenas nos estádios de baseball que são absolutamente notáveis e entusiasmantes, até para quem como eu odeia desporto.
Mas e então a parte do Baseball ?…
Não é [“Mr.GO”] um filme sobre Baseball ?…

Mr-Go_36

Bem, não necessariamente. É um filme sobre pessoas que se passa no mundo do Baseball e onde inclusivamente o desporto está no argumento não apenas para meter estilo ou criar falso suspense (com o típico jogo que toda a gente já sabe como irá acabar), mas principalmente para servir a história e acima de tudo nesta história o centro não está no desporto mas sim nos personagens. Nota alta logo aqui nesse detalhe,  pois (pelo trailer) eu esperava apenas o típico filme desportivo onde o realizador estaria mais interessado em filmar os jogos do que as pessoas mas em [“Mr.GO”] isso nunca acontece, pois as pessoas são o jogo !

Mr-Go_23

[“Mr.GO”] tem sido algo criticado por isso. Por parecer um filme de Baseball e depois não dar qualquer tempo de antena ao que se passa nas equipas, não ter qualquer interesse nos jogadores e parecer usar esses ambientes apenas para se centrar nos personagens principais.
Se percorrerem o IMDB há muita gente que não percebeu que [“Mr.GO”] não é um filme desportivo. É uma história sobre uma miúda de 15 anos que precisa de salvar o seu Circo, sobre um solitário empresário mercenário que nunca se preocupou com nada além de dinheiro, sobre um mafioso que tenta por demais ser mau mas tem bom coração e sobre dois gorilas que se tornaram no centro de todas estas vidas e as fazem mudar.
Eu disse dois gorilas.
Querem saber mais, vejam o filme. pois [“Mr.GO”] não é apenas sobre Mr Go e muito menos é um filme desportivo.

Mr-Go_11

Quem pensar que isto é uma espécie de “Any Given Sunday” de Oliver Stone em versão para crianças mas sobre Baseball, irá ficar muito decepcionado.
Não só [“Mr.GO”] conseguirá agradar a um público muito mais vasto do que apenas às crianças como ainda por cima consegue o feito de ser uma história com base desportiva que não se torna uma seca absoluta para quem como eu tem total desprezo pelo mundo desportivo.

Mr-Go_07

Se não perceberem nada de Baseball não se preocupem. Eu também não percebo a ponta de um corno daquilo e no entanto vibrei com cada jogada que este filme retrata mesmo sem saber porquê estava literalmente -on the edge of my seat – por muitas e muitas vezes.
Aliás, [“Mr.GO”] foi um daqueles raros filmes onde me apeteceu bater palmas feito um idiota.

Mr-Go_25

Uma coisa absolutamente extraordinária está na forma como usa a musica nas suas sequências desportivas.
Depois deste filme vai ser totalmente impossível voltar a ouvir, “The Walk of Life” dos Dire Straits sem pensar imediatamente nas sequências desportivas com [“Mr.GO”] em acção.
Esta canção surpreendentemente torna-se na alma do filme e este não seria o mesmo com outra música qualquer, pois toda a sua candência contribui a 100% para a própria montagem de muitas sequências absolutamente entusiasmantes que compõem esta história.
Idem para o resto da banda sonora que não fica na memória mas complementa extraordinariamente to do trabalho visual do filme.

Mr-Go_10

Uma nota final para o elenco, pois o seu trabalho é fantástico. Desde a miudinha protagonista que é uma escolha de casting excelente, passando pelo empresário e até aos vilões, tudo em [“Mr.GO”]  a nível de personagens e actores que os encarnam funciona perfeitamente e é um daqueles filmes que ganha a cada nova visão quando podemos mais tarde focarmo-nos nos actores para além das cenas mais movimentadas.

—————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO

Contrariamente ao que se passou em “Kiki´s Delivery Service” aqui em [“Mr.GO”] temos surpreendentemente um verdadeiro filme de família , para a família e que irá agradar a uma enorme faixa etária, independentemente de gostarem de desporto ou de baseball em particular, ou não.
Só posso mesmo dar a minha classificação máxima a isto pois pode não ser uma obra prima do cinema mundial, mas é do melhor cinema “juvenil” que me passou pela frente em muitos, muitos anos. É assim que se faz um filme destes e Hollywood devia tomar notas.

Mr-Go_16

Se o puderem ver numa SmartTV pelo menos com uns 55´´ em 3D vão adorar !! A versão 2D também resulta fantásticamente num écran enorme. Este é o tipo de filme que foi feito mesmo para cinema e não irá resultar de todo em ecrans pequenos. Quem só o vir num ecran de computador ou num TV pequeno sem grande qualidade de som, não irá ficar muito impressionado. [“Mr.GO”] é um daqueles filmes feitos MESMO para ser visto em cinema ou no maior ecran que conseguirem encontrar pela frente e com o melhor sistema de som possível. Este é um daqueles filmes para qual o Blu-ray 3D foi inventado.

Mr-Go_05

Cinco tigelas de Noodles e um Gold Award sem qualquer sombra de dúvida, pois já o revi 3 vezes, (duas em 2D e uma em 3D) e nunca perdeu a força e o poder de divertir, talvez muito graças á forma como está filmado.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg gold-award.jpg

A favor: Embora a versão 3D seja fantástica o filme funciona perfeitamente bem na sua versão normal em 2d também, Os actores, Os gorilas em CGI são fantásticos, a alma dos personagens, é uma história sobre pessoas e não apenas um filme desportivo, a forma como a musica “Walk of Life” dos Dire Straits está integrada é do melhor, excelente realização, excelente montagem, excelente cenografia e fotografia, esquecemo-nos que é um filme sobre macacos o que não deixa de ser notável num titulo assim. Poderá agradar até a pessoas que como eu detestam desporto.
O 3D é fabuloso !!!!

Contra: As partes sobre contratações e política de bastidores poderá aborrecer os espectadores mais jovens por instantes, pelo trailer parece ser um filme bem menos interessante e original do que na realidade é. O CGI parece muito pior no trailer do que na verdade é no filme. Se calhar é  o tipo de filme que pede um ecran o maior possível e que só o vir num ecran pequeno não irá ficar nada impressionado.

—————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

Trailer

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt2969458

——————————————————————————————————————

Se gostou deste vai gostar certamente de:

*Acho que não tenho nada semelhante neste blog*

——————————————————————————————————————

Cinema_oriental_no_facebook

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s