CINEMAsiatico.wordpress.com

Kilme (Kiss Me, Kill Me) Yang Jong-Hyun (2009) Coreia do Sul

Deixe um comentário


Só mesmo os Sul Coreanos para filmar uma história de amor entre uma rapariga que se quer matar e um assassino profissional que lida com a sua profissão como se fosse o emprego mais banal do mundo.
[“Kiss Me, Kill Me“] é mais uma proposta romântica bastante curiosa e que pela forma como está filmada é na realidade bem mais original do que pode aparentar á primeira vista.

Para começar [“Kiss Me, Kill Me“] é bem dificil de classificar. Não é própriamente uma comédia normal, ou o típico filme romântico fofinho ao estilo oriental mas também não é um drama ou sequer um filme de acção. Talvez seja uma comédia negra mas ao mesmo tempo tem uma certa carga triste intimista que quase anula o efeito de algumas das piadas bem conseguidas por sinal.
Por outro lado não deixa de conter alguns gags hilariantes nos locais mais inesperados e os dois protagonistas á medida que história se desenvolve vão ganhando uma química excelente no ecrã.

A estrutura é bem mais original do que aparenta, porque [“Kiss Me, Kill Me“] é um daqueles filmes em que nunca sabemos bem o que vai acontecer a seguir e mesmo quando adivinhamos, há sempre qualquer coisa que se mete pelo meio trocando as voltas ao espectador por mais do que uma vez; o que tem como efeito secundário o filme pular entre géneros com uma facilidade bastante natural que lhe dá um certo carísma.

Na sua essência não é uma comédia, mas está cheio de piadas cirurgicamente colocadas nos momentos mais inesperados para nos fazer rir, ás vezes até nos momentos mais tristes e dramáticos. E vice-versa.
[“Kiss Me, Kill Me“] enquanto filme romântico não se insere bem naquilo que o espectador espera quando o vê pela primeira vez, mas é isso que ao mesmo tempo lhe dá uma grande personalidade.

Contém cenas de acção interessantes, suspanse quanto baste e um par de twists ao melhor estilo cinema romântico Sul Coreano, que embora não sejam propriamente inesperados são sempre bem-vindos e neste caso ajudam a tornar esta história  num bom filme romântico a não perder por quem gosta do género e quer ver algo que ainda não viu neste estilo de histórias. Não porque seja muito original mas porque a sua força está nos muitos pormenores que estão espalhados pelo argumento e bem ilustrados pela própria realização do filme.

E por falar em realização, ao contrário do que aconteceu em “Daisy“, um filme á primeira vvista semelhante no que toca a histórias de amor com assassinos profissionais, aqui em [“Kiss Me, Kill Me“] a estética nunca se sobrepõe á história mesmo o filme tendo um estilo visual particularmente diferente por força até de alternar bastante entre vários géneros de história. Nunca se sente também que a história esteja fragmentada por causa disso, o que só revela o bom trabalho do realizador a equílibrar os vários diferentes elementos.

Em certas alturas, o tipo de humor negro faz lembrar bastante o hipnótico e bastante esquecido “Sweet Rain“. Até a parte da história á volta do submundo do crime tem algumas semelhanças na forma como o humor é usado para criar momentos inesperados ás vezes nas alturas de maior suspanse e tensão.
O tom da história de amor algo desconcertante remete imediatamente [“Kiss Me, Kill Me“] para algo semelhante ao que poderão ver em “Castaway on the Moon” pois até o próprio ambiente do filme tem certas semelhanças.

Como thriller de acção resulta , pois toda a história á volta da profissão do protagonísta é cativante quanto baste, como comédia negra tem bastantes momentos humorísticos inesperados que os vão fazer rir nos momentos mais inclassificáveis, como filme dramático – sério – consegue uma carga intimista algo tocante na forma como lida com o tema da solidão e finalmente como história de amor vai nos cativando é medida que as coisas se sucedem.

Embora na minha opinião, a parte romântica não resulte logo do início; coisa que não demora muito a ser reparada e a partir da hilariante damático-cómica sequência do passeio no parque de diversões duvido que alguém que veja este filme não fique logo a torcer pelos protagonistas.
Sabem aquelas cenas românticas típicas em que um casal enamorado passeia pelo jardim, anda nos carrosseis do parque de diversões, come algodão doce, etc ? Já viram isso antes certo ? Errado.
Nunca como neste filme e é bem divertida pela forma como falha redondamente por ser a sequência mais anti-romântica de todos os tempos neste contexto e ao mesmo tempo cimenta a relação dos protagonistas dando a volta por completo aos clichés do género.

Essencialmente não há muito mais para dizer sobre [“Kiss Me, Kill Me“] sem correr o risco de estragar o prazer da descoberta.
O trailer dá uma ideia mais cómica e caótica do estilo de filme do que na realidade este é, mas mesmo assim se procuram mais uma história de amor Sul Coreana e tal como eu ficaram um bocado desiludidos com “Daisy” que tem uma temática semelhante, se calhar poderão curtir muito este filme.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

É mais uma boa história de amor Sul Coreana a juntar á colecção por todos vocês que chegam a este blog á procura de filmes do género. Não será inesquecível mas enquanto dura é interessante e tem alguns bons momentos tanto a nível dramático como a nível de suspanse e comédia negra.
Sendo assim é um daqueles filmes do qual não se pode dizer grande coisa negativa. Não deslumbra mas é competente e tem um certo carísma que só lhe fica bem e o distingue de tantos outros títulos semelhantes.
Quatro tigelas de noodles pois vale a pena espreitarem nem que seja uma vez.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg

A favor: está cheio de gags humoristicos nos sitios mais inesperados, a sequência do parque de diversões é um gag tão trágico quanto original e bem divertido, a história de amor resulta e ainda tem tempo para um twist engraçado, os protagonístas têm carísma, as cenas de acção são interessantes e o filme consegue ter algum suspanse, não será um clone mas nota-se grande influência (bem aproveitada) do estilo “My Sassy Girl” que já se tornou incontornável no moderno cinema de comédia romântica Sul Coreano.
Contra: não tem nada que o torne um grande filme por aí além, tem uma carga triste e algo intimista que se calhar seria dispensável (ou talvez não), não fica na memória.

——————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

Trailer – em tom mais ligeiro do que o filme é na realidade.
http://www.youtube.com/watch?v=5EF_838Ka_Y

Comprar
http://www.yesasia.com/us/kiss-me-kill-me-dvd-first-press-edition-korea-version/1022023550-0-0-0-en/info.html

Download aqui – com legendas em inglés.

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt1430619

——————————————————————————————————————

Outros títulos românticos recomendados:

My Sassy Girl

Be With You Il Mare The Classic Fly me to Polaris

concerto_capinha_73x cyborg_she_capinha_73x

——————————————————————————————————————

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

Deixe uma Resposta

