Bang-kwa-hoo ok-sang (See you after school) Seok-hoon Lee (2006) Coreia do Sul


Consta no Imdb que este [“See you after school“] será um plágio não assumido de uma obscura comédia adolescente americana de 1987 (que nem eu conhecia e pensava que tinha visto todas na altura).
Cópia descarada, ou simplesmente muito inspirada, a verdade é que o raio do filme resulta. E bem.

Não vi – o original (ainda) – mas tendo em conta que ambos os filmes parecem ter a mesma história, a verdade é que a ideia para este argumento é tão boa e original que nunca poderia falhar fosse em que versão fosse por isso bem-vindos a [“See you after school“], versão oriental.
Uma comédia adolescente bem mais original do que parece á primeira vista.

Pelo trailer pareceu-me logo que o filme seria divertido, mas também não esperava grande imaginação para além daquilo que se vê na típica comédia tresloucada em estilo cartoon humano tão popular no cinema Sul Coreano.
No entanto [“See you after school“] é um daqueles filmes que funciona num eterno equílibrio entre a comédia histérica sem graça nenhuma, o filme para adolescentes imbecis e a comédia inteligente sem pretenções mas com gags tão inesperados quanto hilariantes.

Ha filmes em que o realizador parece estar mais interessado em exibir-se em todos os frames do que em contar uma história, (“Daisy“); há outros onde o realizador nem se nota mas tudo é tão cativante que nem damos por isso (“Bedevilled“) até pensarmos no assunto. Mas depois existem filmes que equilibram muito bem ambos os estilos e principalmente dependem desse equilibrio não só para criar uma identidade para a história como principalmente para fazer com que os gags humoristicos resultem no caso da comédia.

Quero dizer com isto que [“See you after school“] grande parte das vezes tem piada não pelos gags em si, mas porque estes aparecem filmados das maneiras mais inesperadas. Ou seja , o filme pode estar a decorrer da forma mais clássica no que toca á própria maneira de ser filmado e de repente cai-nos com uma piada totalmente inesperada em cima. E esta resulta não por ter graça no papel, mas por causa da forma como é filmada e montada na própria estrutura do filme.
Isto é dificil de explicar o que eu quero dizer, mas quando virem este título vão perceber.
Uma das grandes mais valias de [“See you after school“] é estar cheio de piadas que no papel não teriam graça nenhuma, até pela sua previsibilidade mas que resultam plenamente pelo menos umas 80% das vezes pela forma como o realizador as filma e as insere na própria montagem do filme.

O resultado disto é uma comédia caótica, daquelas em que temos mesmo de continuar a ver, porque apesar de já sabermos o que vai acontecer a seguir na história, há sempre algo hilariante ao redor da esquina que nos atinje como um tijolo humoristico quando menos esperamos nos momentos mais inesperados da história.

Outra coisa boa, é que apesar de [“See you after school“] ser um filme para rir, consegue no entanto inserir alguns momentos dramáticos que resultam plenamente e não parecem deslocados de todo apesar de previsíveis. Isto porque outra das coisas muito boas nesta história é a capacidade para nos fazer gostar dos personagens. Até daqueles que supostamente são os vilões da história.

[“See you after school“] usa muito bem o humor para humanizar cada personagem e depois nas alturas certas do filme usa essa humanização para falar a sério do tema principal do filme; o – bullying– escolar, particularmente da vertente oriental desse problema ainda tão menosprezado por muita gente.
Fico sempre com a ideia de que este tipo de situações lá pelo oriente será bem pior do que por cá; pelo menos é essa a imagem que o cinema particularmente Coreia do Sul costuma passar quando usa o ambiente liceal nas suas histórias onde o próprio conceito de castigo físico parece ainda estar bem entranhado na cultura escolar do país.

De qualquer forma, [“See you after school“] é uma comédia que resulta a vários níveis. Os gags são divertidos na sua maioria, (tirando as habituais piadas orientais com adolescentes e caca…sabe-se lá porquê parecem ser do agrado popular por aquelas bandas), os pequenos momentos dramáticos estão bem inseridos e muito bem construidos com base nos personagens mas acima de tudo o conceito da história é tão genial quanto parece simples e banal a uma primeira leitura.
Senão vejamos…

O argumento narra a história de um desgraçado que passou toda a vida a ser espancado e vilipendiado pelos colegas em todas as escolas porque passou desde criança. Não tem amigos, nunca teve amigos e toda a sua vida serviu apenas para savo de pancada e objecto de humilhação por toda a gente á sua volta.
Isto num filme de porrada seria um bom começo para depois este gajo pegar numa caçadeira e limpar o sebo a metade do liceu, mas aqui em [“See you after school“] o nosso heroi decide começar por servir de cobaia num laboratório de experiências científicas para tentar perceber porque sempre atraiu tão má sorte o tempo todo.

Depois de um par de gags hilariantes onde tudo lhe corre mal,  o rapaz decide voltar ao liceu para o semestre seguinte desta vez munido com alguma auto-confiança que os cientístas lhe atribuiram.
Claro que o regresso á escola é tudo menos perfeito e numa sucessão de acontecimentos de ver para crer uns atrás dos outros, logo no primeiro dia ao tentar impressionar a miuda gira da turma o nosso heroi acaba sem querer  por se cruzar com o mauzão da escola , mais o seu temido gang de arruaceiros que aterrorizam tudo e todos o tempo todo.
Sem puder escapar um duelo é combinado para depois das aulas onde o jovem heroi já se vê todo partido e sem qualquer hipótese de escapar, pois desistir por desistir seria desiludir a miuda pela qual se apaixonou.

Só lhe resta uma hipótese. Arranjar uma boa desculpa para não comparecer para o duelo no telhado ao fim do dia. Mas o pior é que terá que ser uma boa desculpa mesmo e é aqui que o argumento do filme brilha, pois toda a estrutura de [“See you after school“] é construída com base nos planos falhados do jovem geek para se escapar da pancadaria por cima.
Graças a este conceito simples temos direito a acompanhar os planos mais inacreditáveis que falham pelos motivos mais inesperados e divertidos.

Principalmente porque entretanto a atitude do pobre coitado, acabou sendo admirada por todos os outros alunos espancados, nerds, cromos e geeks da escola e são eles que na sombra se esforçam ingenuamente por contribuir também para que todos os planos de fuga do nosso heroi falhem redondamente das maneiras mais hilariantes pois acreditam que ele é uma espécie de Messias dos cromos oprimidos que dará uma lição aos gajos que sempre os maltrataram.
E é neste simples conceito que está a grande mais valia do argumento.

Os mais velhinhos aqui dos leitores, deverão lembrar-se da série “Parker Lewis can´t loose“.
[“See you after school“] é bastante semelhante, tanto em estilo visual como no tipo de situações, só que em modo ainda mais exagerado com efeitos quase sempre muito divertidos ou cativantes até ao segundo final, (a propósito, não percam os créditos no fim).
De resto o filme conta com tudo aquilo que se costuma encontrar num filme para adolescentes, embora surpreendentemente ou talvez não não tenha muito humor sexual mais ousado; embora as sequências com os sonhos eróticos diurnos do heroi sejam bem divertidas.

Essencialmente gostei muito deste filme.
Não é uma obra prima da comédia mas enquanto dura é um filme que os irá divertir mesmo muito se entrarem no espírito da coisa. Até mesmo quem não costuma curtir estas comédias parvas histéricas sul coreanas é capaz de se deixar levar por esta história onde o inesperado acontece a todo o instante e onde podemos contar também com bons personagens e boas interpretações, com destaque para o actor principal que é absolutamente genial e a total alma do filme.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Boa comédia tresloucada ao melhor estilo sul coreano onde tudo funciona perfeitamente para nos divertir enquanto dura.
Bons personagens, situações geniais, boa realização e um protagonista fantástico que sofre as maiores desgraças ao longo da história para nosso divertimento.
Não será uma obra prima e se calhar poderia ter ido mais longe, pois sente-se que apesar de tudo é um filme que tenta não deixar de ser politicamente correcto e como tal senti que muitos gags poderiam ter funcionado ainda melhor não fosse uma certa auto-censura subliminar que se sente a todo o instante. Mas não deixa de ser uma excelente comédia comercial para toda a família com muitos gags hilariantes e uma estrutura baseada num argumento bem mais genial do que se calhar parece á primeira vista por o conceito parecer tão simples.
Se querem uma comédia imaginativa não hesitem.
Quatro tigelas de noodles porque é mesmo muito bom e mais nada.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg

A favor: a originalidade da estrutura da história, o conceito simples mas cheio de potencial razoavelmente bem explorado, contém mais que um par de gags absolutamente hilariantes, os personagens são bem desenvolvidos e a interpretação do actor principal é genial, boa realização e excelente equilibrio narrativo entre um estilo histérico e um tom sóbrio e mais tradicional.
Contra: poderia ter sido mais politicamente incorrecto talvez, é outra comédia sul coreana contendo piadas á volta de merda o que me irrita por demais.

——————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=jhb87QWGoIQ

Comprar – baratinho na Play Asia
http://www.play-asia.com/paOS-13-71-7h-49-en-70-2iw0.html

Download com legendas em inglés…ou ingrés

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt0907840

Ps: Espreitem este trailer também. Na verdade parece mesmo que See You After School será no mínimo inspirado no “original” americano; o que não deixa de ser algo curioso pois normalmente acontece o contrário…

——————————————————————————————————————

Se gostou, poderá gostar de:

My Sassy Girl

——————————————————————————————————————

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s