CINEMAsiatico.wordpress.com

Ôritsu uchûgun Oneamisu no tsubasa ((The) Wings of Honeamise/Royal Space Force) Hiroyuki Yamaga (1987) Japão

2 comentários


[“Wings of Honeamise“] faz parte daqueles Anime altamente conceituados por toda a gente e segundo muitos críticos  é um trabalho tão importante para a diversidade e modernização do género como foi “Akira”, curiosamente também um título mais ou menos da mesma época mas bem mais popular.

Enquanto “Akira” definiu um estilo e acabou por modernizar até a estética e o próprio ritmo narrativo deste tipo de cinema de animação nipónico [“Wings of Honeamise“] manteve-se fiel a uma forma mais clássica de se fazer cinema. Isto porque este título poderia perfeitamente ter sido filmado em “imagem real” que não se notaria a sua origem Anime.

[“Wings of Honeamise“]  é um filme calmo. Não é um titulo que vive dos enquadramentos extremos, das vinhetas de acção estilizadas e nem das sequências animadas montadas a duzentos á hora.
Na verdade o seu estilo calmo, poético e muito centrado numa narrativa bucólica quase literária faz-me sempre recordar filmes como “As Pontes de Madison County” de Clint Eastwood por muito estranho que isto pareça.

Se calhar por isso, “Akira” ficou na memória de muita gente que até nem costuma curtir Anime, enquanto que [“Wings of Honeamise“]  desapareceu no horizonte e hoje é apenas recordado pelos entusiastas de cinema de animação que se recordam do fascínio que esta história provocou em quem a viu pela primeira vez na altura em que saiu.

Uma época em que a moda dos seriais Anime televisivos cheios de estética radical e acção aos quilos começava a conquistar o ocidente com os primeiros titulos “Dominion Tank Police” e semelhantes e onde ninguém esperava que no meio de tanta coisa cheia de acção frenética de repente aparecesse uma obra tão serena e contemplativa quanto esta.
Se calhar os leitores mais novos não sabem ou não se recordam, mas [“Wings of Honeamise“]  foi uma verdadeira lufada de ar fresco num género que já nessa altura ameaçava começar a tornar-se mais do mesmo e imediatamente conquistou não só a crítica, como festivais e mesmo até bastante público.

É um daqueles filmes que quem o viu um dia, pode não ter fixado o nome mas não se esqueceu e actualmente quase que se pode considerar um daqueles titulos Anime perdidos no que toca a longa metragens. Isto porque continua a ser um filme dificil de ser encontrado á venda. E quando o encontramos, normalmente está a preços estupidamente proíbitivos em edições que segundo li não são nada de especial para justificar o preço.
Embora artisticamente [“Wings of Honeamise“]  não tenha preço pois as mais valias deste filme são mais do que muitas e na minha opinião só tem uma coisa que quase estraga o conjunto geral. A música.

Sinceramente estou-me borrifando para que a banda sonora disto seja do conceituado Ryichi Sakamoto. A música está completamente datada e tem uma sonoridade foleira ao pior estilo anos 80 horrível. Muito sintetizador, muita tecla e batida programada e de uma monotonia constante.
É certo, que como muita gente costuma referir…se calhar esta banda sonora tão estranha e tão disonante é também um dos grandes responsáveis pela estranha, hipnótica e porque não cativante atmosfera original que percorre toda a história.

Mas que raio…a música é foleira e torna-se enervante a certa altura pelo seu tom repetitivo, por isso a minha opinião sobre isto é que se calhar muitos de vocês irão gostar, muitos de vocês nem irão notar mas também irá haver pessoal a ranger os dentes como eu e á procura de um botão para desligar a música.
Por isso estão avisados.
Posto isto, esqueçam a música e encontrarão aqui um filme fabuloso e único, independentemente de ser um Anime ou não.

[“Wings of Honeamise“]  é uma história de ficção-científica mas daquelas que agradará até a quem detesta o género.
Essencialmente é um drama sobre os primórdios da conquista espacial, mas não se passa na terra.
O seu fascínio está precisamente nos paralelismos entre a história da conquista do espaço da Terra e aquilo que depois é narrado a propósito do mundo onde tudo se passa aqui.

Um mundo que está a começar a olhar para o espaço, mas onde o assunto não é própriamente levado a sério pelas autoridades. Como tal existe uma divisão de “astronautas” dentro da aviação que essencialmente é completamente ridicularizada a todo o instante, seja pelos políticos no poder como entre os próprios militares e é aqui que conhecemos o nosso heroi.

Um rapaz que sonha a ser o primeiro homem no espaço mas que parece nunca ir muito longe, pois a técnologia que lhe permitiria alcançar esse sonho ainda é um bocado primitiva e além disso a sua divisão de “astronautas” também não conta com um grande orçamento para experiências pois tudo e todo o dinheiro é sempre canalizado para os militares a sério eternamente em guerra com o país vizinho.

Esta é a base de [“Wings of Honeamise“]. Todo o filme gira á volta das desventuras desse esquadrão estelar que na realidade não vai muito longe mas onde vontade de conquistar o universo não falta.
É um filme bastante humano, tanto na inevitável e muito contida love-story como em todos os personagens; onde não faltam um par de cenas de pancadaria hilariante e algumas cenas de acção também. Mas  o melhor de tudo é o ambiente nostálgico de toda a história.

É como estivessemos a ver uma narrativa passada num passado alternativo da própria Terra e onde há sempre algo com que nos identificamos mas nunca temos bem a certeza do que será ou porque nos faz sentir assim; e essa é a grande magia deste titulo Anime , histórico e perdido ao mesmo tempo. Tão perdido quanto os personagens desta história parecem andar nos seus objectivos e no rumo das suas vidas.

[“Wings of Honeamise“]  sempre foi muito elogiado pelo seu aspecto visual e na verdade tem aqui uma das suas grandes mais valias que quase anula o efeito foleiro da música que ás vezes insiste em estar presente quando deveria estar calada.
Este filme é altamente considerado pelo design de produção e nota-se porquê realmente. Tudo neste título parece ter sido pensado ao máximo detalhe. É daqueles filmes que se fizerem pausa na imagem para contemplar uma paisagem vão encontrar dezenas de pormenores que nem notam quando a imagem está em movimento , mas que se não estivessem lá muito certamente fariam grande diferença.

Não é um filme cheio de imagens própriamente bonitas. Não é um filme com paisagens no estilo do que costumamos encontrar no cinema de Miyazaki por exemplo, mas é um filme onde cada detalhe conta para criar um mundo único e muito cativante onde se destaca o estilo arquitectónico imaginado para os edificios deste mundo alternativo.
Se vocês forem arquitectos ou estudantes de arquitectura têm aqui um filme obrigatório pois é fascinante nesse aspecto. As imagens dos edificios e as cidades de [“Wings of Honeamise“]  é aquilo de que muita gente se recorda logo mal ouve falar do titulo mesmo que já nem se lembre sobre o que o filme é.

Por isso se gostam de mundos imaginários bem pensados têm aqui um dos melhores do Anime. Além de ser original, tem muita identidade e é quase uma personagem á parte dentro deste universo e desta história intimista sobre a conquista do espaço num mundo que aparentemente ainda não estará preparado para tal.
Sim, [“Wings of Honeamise“]  é acima de tudo um Anime intimista, por isso aviso logo que o filme é algo pausado e não tem pressa de ir a lado nenhum. Além disso está mais interessado no drama e na caracterização psicológica dos personagens do que em mostrar sequências de acção.

De qualquer forma, se não tiverem medo de um filme calminho e quiserem conhecer um verdadeiro pedaço quase esquecido do que é mais importante no historial do Anime , [“Wings of Honeamise“]  é um titulo completamente obrigatório. Ainda mais se gostarem de boa ficção-científica para público adulto.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Já tudo foi dito no texto acima, por isso penso que só me resta dizer que [“Wings of Honeamise“] só não leva mais um Golden Award em cima por causa da porcaria da música estilo anos 80 que me irrita por demais e me consegue estragar o prazer de ver o filme como um todo.
De qualquer forma, é um titulo totalmente obrigatório para quem quiser conhecer um exemplo de como o cinema de animação não merece de todo ser considerado apenas como filmes para crianças mas tem muito para dar ao público mais velhinho também. Além disso é um pedaço de história dentro do género.
Cinco tigelas de noodles porque é fantástico e merece ser visto.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg

A favor: ficção-científica que agradará até a quem não gosta do género, é um drama sobre a conquista do espaço muito bem conseguido, é um filme de animação adulto para todas as idades, tem um bom sentido de humor que equilibra muito bem com a parte séria e politica da história, as cenas de acção são poucas mas têm personalidade e muita vida, é um Anime mas podia ser um filme “de imagem real” que não se notava diferença, excelente design de produção que agradará muito a quem se interessar por arquitectura principalmente.
Contra: a banda sonora é foleira e por muito que lhe achem piada no início depois no final do filme já não vão poder com ela pela frente pois não há nada pior que sintetizadores dos anos 80 com melodias monocórdicas disonantes e repetitivas, não agradará a quem procura anime de acção no estilo moderno pois este enquadra-se quase num estilo de cinema-de-autor embora de forma ligeira claro, não gostei do design de um par de personagens (detestei o boneco do puto)  mas isto são manias minhas.

——————————————————————————————————————

Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=2fcvUrhFEpk

Comprar
Infelizmente , este é um título practicamente esgotado em todo o lado, ou então encontra-se a preços rídiculamente elevados.
Podem encontrar mais detalhes abaixo com links para algumas opções de compra.
http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/releases.php?id=9476

Download aqui com legendas em PT/Br

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt0093207

——————————————————————————————————————

Se gostou deste vai gostar certamente de:

* tenho muitos anime aqui no blog, mas este é único no estilo *

——————————————————————————————————————

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

2 thoughts on “Ôritsu uchûgun Oneamisu no tsubasa ((The) Wings of Honeamise/Royal Space Force) Hiroyuki Yamaga (1987) Japão

  1. Oi , vocês poderiam disponibilizar a legenda ou então uma versão legendado do Ôritsu uchûgun Oneamisu no tsubasa por favor , o link esta off

    • Vou tentar encontrar isto online novamente. Eu não gosto de colocar links porque eles desaparecem num instante. Neste caso , por se tratar de um anime raro aina se torna mais complicado.
      Acho que nem existe legendado em português sequer. A cópia que eu tinha disto era um rip da edição VHS que eu também comprei em inglaterra ha muitos anos atrás e acho que isto nem existe em dvd sequer…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s