CINEMAsiatico.wordpress.com

Tonari no Totoro (My Neighbour Totoro) Hayao Miyazaki (1988) Japão

2 comentários


Por mais de uma vez tenho lido em vários artigos que [“My Neighbor Totoro“] independentemente de ser Anime é hoje considerado um dos melhores filmes da história do Cinema e pela parte que me toca eu não poderia estar mais de acordo.

Se calhar importa desde logo, dizer que isto é Anime, mas não é propriamente o Naruto por isso é um filme que irá desagradar totalmente a quem procurar nele a típica (moderna) e ultra-estilizada realização desses produtos comerciais que essencialmente são mais criados para efeitos de marketing do que para outra coisa e passam ao esquecimento quando surgir o próximo personagem da moda.
Algo que jamais acontecerá com esta obra-prima de Hayo Miyazaki, até porque não segue qualquer convenção do género.

[“My Neighbor Totoro“] não tem cenas com estilo, não tem cenas de acção, não tem herois, não tem vilões, não tem drama, não tem suspanse, não tem aventura e muito menos tem cenas high-tech. Como tal também não tem robots-gigantes ou monstros nojentos.
Não tem sangue, não tem sexo, não tem tiros, não tem armas, não tem gangsters e por aí fora…
Na verdade [“My Neighbor Totoro“] não tem nada.

Será provavelmente o Anime com o conceito mais simples que poderão alguma vez ver pela frente.
Essencialmente conta a história de um pai com duas filhas que vão viver para uma casa no meio de uma zona rural e onde as meninas fazem amizade com um monte de criaturas sobrenaturais (da mitologia popular Japonesa) que habitam não só a sua casa, mas andam pelos campos e florestas em redor.
Acabou a história.

[“My Neighbor Totoro“] por causa da sua simplicidade será provavelmente o filme mais feliz que alguma vez vocês poderão ver na vossa vida.
Tudo nele é felicidade e nos coloca um sorriso na alma.
[“My Neighbor Totoro“] é um verdadeiro filme ZEN no mais puro dos sentidos.
Faz-nos sorrir, descontrai-nos, diverte-nos e logo desde os primeiros minutos ficamos com muita vontade de também ir viver para aquele mundo e especialmente para aquela zona rural que parece um mundo paralelo cheio de paz e natureza.

Se procuram um antídoto para uma depressão, se estão tristes num dia de chuva ou se pura e simplesmente querem ver um dos filmes mais positivos que possam imaginar então [“My Neighbor Totoro“] é para vocês.
E quem pensa que não gosta de Anime ou de cinema de animação passa a gostar, pois só por acaso isto é um desenho animado. Poderia ser um filme de imagem real que o efeito no nosso coração seria o mesmo.

Visualmente é uma obra prima. Não há um enquadramento neste filme que não contenha uma ilustração absolutamente espantosa com uma qualidade técnica do outro mundo. É o tipo de filme a que voltarão muitas e muitas vezes (especialmente se trabalharem em ilustração) e também o tipo de filme em que lhes apetecerá carregar no botão de pausa mais vezes !
Isto no melhor dos sentidos, pois só conseguirão apreciar devidamente todas as aguarelas espantosas presentes em [“My Neighbor Totoro“] se não largarem o comando, visto que muitas imagens carregadas de detalhes não param quietas no ecran nem sequer dois segundos.

Pessoalmente apesar do meu estilo de ilustração não ter nada a ver com o traço japonês, tenho [“My Neighbor Totoro“] como uma das minhas grandes referências visuais no que toca á composição de paisagens e ao trabalho de aguarelas. Tenho a certeza que muitos de vocês que também desenham e nunca viram este filme antes, o irão ficar a adorar pelo mesmo motivo pois entrará para o vosso top de referências artísticas a partir dos primeiros minutos. Acreditem-me, artísticamente falando [“My Neighbor Totoro“]  é incrível.
Não só pela qualidade da arte, mas pela própria realização de Miyazaki, pois o filme tem uma montagem fascinante onde não se perde um fotograma e consegue manter o interesse do espectador durante quase duas horas mesmo quando não se passa nada na história.

Tudo em [“My Neighbor Totoro“] funciona ás mil maravilhas. O ambiente é incrívelmente relaxante e bonito, a história cativa desde o primeiro segundo apesar de não ter um único cliché de Anime a que estamos habituados a ver em produções mais televisivas e os personagens são totalmente carismáticos e simpáticos. E estou a falar apenas dos personagens humanos, porque as criaturas sobrenaturais são mesmo do outro mundo. E mais uma vez tudo criado com base num único conceito: – Simplicidade !

O personagem Totoro que dá nome ao filme é absolutamente mágico e por sí só uma obra prima do design conceptual e do character-design. Totoro é a inveja de toda a gente que desenha bonequinhos fofinhos pois será provavelmente uma das criaturas mágicas mais inesquéciveis jamais criadas num desenho animado.
Ao ponto em que já se tornou inclusivamente um simbolo no japão tão reconhecivel e importante quanto o Rato Mickey é na América.

De resto, não há muito mais que se possa dizer sobre esta fascinante produção Japonesa. Mais uma vez Miyazki criou um filme de animação que é um verdadeiro panfleto subliminar sobre ecologia e temos de novo um grande Anime criado por este velho mestre.
[“My Neighbor Totoro“] merece ser visto quanto mais não seja pela felicidade e alegria que transmite.

Agora, preparem os ouvidos pois nunca houve um Anime com tanto gritinho histérico das personagens femininas a todo o instante !!! É de darmos em malucos, especialmente na primeira metade do filme onde os diálogos são practicamente substituidos por risos e gritos infantís em modo histérico a todo o instante, particularmente da personagem mais infantil.

Mas é genial !
E completamente mágico. Um filme sobrenatural único com uma atmosfera encantada totalmente cativante que não irão esquecer tão cedo, nem que seja pelo design das próprias criaturas cheias de personalidade.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Um dos Anime mais felizes de todos os tempos e uma obra prima da simplicidade de conceito construída com uma qualidade artística notável.
A prova de que o facto de ser Anime não implica de modo nenhum que tenha de ser  um objecto menor de Cinema só porque é um desenho animado. Um  Anime no entanto, que poderá não ser do agrado de todos pelo tom infantil que percorre toda a história mas que irá fazer sonhar quem se deixar levar pela atmosfera durante quase duas horas de pura magia.

É um dos meus filmes favoritos de todos os tempos e tão bom (se calhar até melhor) quanto Laputa-Castle in the Sky, Kiki´s Delivery Service , Conan-Futureboy ou Nausicaa-Valley of the Wind do mesmo autor.
Cinco tigelas de noodles e um Golden Award como selo de qualidade excepcional sem qualquer sombra de dúvida.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg gold-award.jpg

A favor: o ambiente, as paisagens em aguarela, os personagens, as criaturas mágicas, o tom ecológico cheio de poesia, é o filme mais feliz do mundo !
Contra: alguém que cale os gritinhos histéricos da pita mais nova por favor !!!!

——————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS:

Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=pp9PDj_zb1k

Comprar em Portugal
Practicamente toda a obra de Miyazaki já se econtra editada em Dvd cá por Portugal e poderão comprar todos os filmes deste autor na FNAC por menos de 15€.
Se quiserem comprar este podem faze-lo clicando no link abaixo.
http://www.fnac.pt/Totoro-HITOSHI-TAKAGI-NORIKO-HIDAKA-sem-especificar/a337000
Não conheço detalhes sobre a qualidade técnica desta edição PT por isso espero que não seja tão rasca quanto as edições Lusitanas de filmes como Natural City. Investiguem antes de comprar a edição Pt, pois só vejo menção do som em 2.0 o que quer dizer que mais uma vez se esqueceram do 5.1 por cá e isso não parece ser bom sinal.
Além disso, vocês não querem ver um filme destes dobrado em portuga pois não ? 😉

Comprar na Amazon Uk
Aqui a edição é de confiança, por isso se não querem legendas PT para nada recomendo antes a edição UK.
http://www.amazon.co.uk/My-Neighbour-Totoro-DVD/dp/B000CBEWYM/ref=sr_1_1?s=dvd&ie=UTF8&qid=1304961964&sr=1-1

Download aqui – com legendas PT/BR

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt0096283

——————————————————————————————————————

Se gostou deste vai gostar certamente de:

——————————————————————————————————————

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

2 thoughts on “Tonari no Totoro (My Neighbour Totoro) Hayao Miyazaki (1988) Japão

  1. AHHHH, adoro este filme desde criança!
    Deu vontade de assistir denovo agora!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s