CINEMAsiatico.wordpress.com

Paranômaru akutibiti: Dai-2-shô – Tokyo Night (Paranormal Activity – Tokyo Night) Toshikazu Nagae (2010) Japão

Deixe um comentário


Como podem ver pelo título do filme, sim, isto é um remake japonês do excelente “Paranormal Activity” americano que por sua vez veio provar de uma vez por todas que um filme de terror aterrorizante não precisa na verdade de efeitos especiais para meter medo. E muito menos precisa de cenas de porrada cool ou baldes de sangue.

Provavelmente já sabem, mas a pequena produção americana independente foi filmada por $15.000 dólares num fim de semana e acabou por render quase 200 milhões nas primeiras semanas quando os grandes estúdios descobriram que se calhar até nem precisavam de fazer um novo remake daquilo para se encherem de papel ás custas dos criadores do projecto.
Inicialmente a ideia seria a de fazerem um remake do filme “amador” original, mas com nomes sonantes, mais acção, sangue e efeitos especiais, mas alguém teve o bom senso de perceber que o filme como estava não precisava de remake para nada porque as audiências já o adoravam e não iria ficar de forma nenhuma mais assustador por lhe colocarem efeitos á mistura ou teenagers podres de boas com mamas aos saltos.
Resultado, “Paranormal Activity” foi um sucesso. A tal ponto que já existe até uma sequela baseada no mesmo conceito que ainda não vi mas irei ver em breve quando me apetecer ficar petrificado mais uma noite feito estúpido a olhar para o ecran sem conseguir mexer-me para ir acender a luz.

Curiosamente, ao contrário do que costuma ser habitual, desta vez foram os japoneses as produzirem um remake de um filme americano. Por outro lado, até nem será de surpreender, porque o próprio estilo do filme original tem muito mais a ver com o género de horror oriental do que com os slasher movies para adolescentes que nos últimos anos têm sido vendidos como sendo “de terror” pelo mercado americano.
Toda a criação de atmosfera de medo sem recorrer a clichés de sustos, a falta de cenas de porrada com estilo ou até mesmo o tom amador do filme estava desta vez a pedir uma versão oriental e foi o que aconteceu.

[“Paranormal Activity – Tokyo Night“] não será um remake executado a papel químico a partir do original americano, mas parte do mesmo conceito no que toca á criação de uma atmosfera de medo em que tudo o que é misterioso e assustador pode estar presente no nosso quotidiano e também aqui essa estratégia é muito bem desenvolvida para dar cabo dos nervos ao espectador, tal como acontecia na produção americana original.

Na verdade não há muito para dizer sobre este remake oriental.
É melhor que o original ?
Não propriamente, pois falta-lhe a frescura da execução da ideia. E o facto de se passar num quotidiano típicamente japonês também distancia o espectador ocidental do centro da acção mas mesmo assim quem gostou muito do filme original e não se importar de voltar a ver mais do mesmo, agora com um sabor japonês não pode de forma nenhuma perder este [“Paranormal Activity – Tokyo Night“] porque vale mesmo a pena.

Vale a pena porque mais uma vez, as sequências algo subliminares á volta do sobrenatural são totalmente arrepiantes pela sua simplicidade e naturalidade. Se gostaram do original, não encontrarão aqui nada de novo, mas se se assustaram com o primeiro, podem estar descansados que se vão arrepiar até á medula também com este remake japonês pois tem tudo no lugar certo para lhes dar cabo dos nervos.

Quando eu a meio de um filme de terror tenho que fazer uma pausa para respirar, se calhar é sinal de que este afinal deve ser melhor do que me pareceu á primeira vista e aconteceu mais uma vez com [“Paranormal Activity – Tokyo Night“].
O filme original deu-me totalmente cabo dos nervos, pois parti para ele noite dentro pensando que ia ser uma treta e a meio eu já nem me conseguia mexer para ir beber água.
Este remake, mesmo apesar da falta de surpresa teve exactamente o mesmo efeito. Totalmente arrepiante.

É que ainda por cima, isto pode ser um remake do conceito original, mas os japoneses tiveram o bom gosto de criar uma história base diferente á sua volta o que faz com que o filme consiga conter um par de cenas novas e algumas reviravoltas divertidas no mais arrepiante dos sentidos claro está a culminar no típico final habitual nestas coisas, mas nem por isso menos assustador ou intenso.

Quem não gostou do conceito original também não vai gostar deste remake japonês.
Quem gostou, vai gostar deste também. É tão simples quanto isto porque não é a história que interessa, nem sequer é o filme em si que é bom, mas sim o efeito que provoca em quem se assusta com este estilo de contar histórias sobrenaturais. Resulta e não é pouco.
Vale a pena, é assustador como o raio.

Agora, isto é para ser visto a sós. Não vale verem estes filmes com os amiguinhos. Assim também eu.
Tal como o original, isto é cinema para ser visto a sós, de noite e de preferência numa  noite de chuva.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:
Tão bom, ou tão mau quanto o original americano. Se gostaram de Paranormal Activity vão adorar esta versão japonesa. Se se assustaram com o original também se irão assustar com este mesmo sem o efeito surpresa. Se não se assustaram então não percam tempo e vejam o Saw ou algo assim.
Não será cinema com “C” grande, mas é um filme de terror muito arrepiante. Eu adorei.
Não lhe dou uma classificação maior porque não é um daqueles filmes que fique na memória, mas na verdade não tem nada de mau. Apenas não é original, mas é eficaz e tudo o que faz faz bem.
 

A favor: o clima de medo, a tensão, os silêncios angústiantes, apesar de básica a história serve perfeitamente o filme, a partir de certa altura até já vemos coisas que não estão filmadas. Muito, muito creepy e tão bom quanto o original.
Contra: se não gostaram do filme americano não vão gostar deste.

——————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS:

Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=hxsKcvlngw0



Comprar

A edição UK está bem baratinha.

Ou Podem ir buscá-lo aqui.

IMDB
Paranormal Activity Tokyo Night

——————————————————————————————————————

Filmes semelhantes de que poderá gostar:

A Tale of Two Sisters Dark Water

——————————————————————————————————————

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s