CINEMAsiatico.wordpress.com

Ye yan (The Banquet/Legend of the Black Scorpion) Xiaogang Feng (2006) China

Deixe um comentário


Serei eu o único que já não pode mais com “adaptações” do Hamlet/Otello baseadas em obras de Shakespeare ?!
Serei eu o único a achar que repetirem pela milésima vez a mesma história retira por completo qualquer força e suspanse dum filme mesmo que este se passe em locais diferentes, exóticos e até sumptuosos ?

Pessoalmente o género de intriga palaciana aborrece-me de morte. Não posso com histórias de traições e manipulações políticas baseadas em esquemas de bastidores e muito menos quando envolvem a inevitável mulher fatal ambiciosa que vai limpando tudo e todos até chegar ao poder e descobrir que alguém também lhe quer fazer uma limpeza.

E não posso com o género de intriga palaciana precisamente porque parecem-me todos iguais e todos cópias do que Shakespeare tornou famoso.
Fico sempre com a sensação de que os autores deste tipo de filme o parecem querer elevar a um nível intelectual qualquer só pelo facto do trabalho poder depois ser comparado á obra de um escritor de renome.
E a coisa parece funcionar junto de alguma crítica “iluminada” pois só o facto de uma história ser mais outra adaptação de Hamlet  é logo garantia de reviews excelentes como se muitos críticos tivessem medo de serem desconsiderados por falarem negativamente sobre algo baseado numa obra mui considerada.

Comprei este filme oriental no Natal de 2008 e foi a pior compra do ano. Comprei-o porque o trailer me tinha agradado e parecia-me ser um Wuxia imaginativo. Na verdade fui completamente enganado pelo seu visual fabuloso, até porque o trailer de [“The Banquet“] é mais um daqueles que não tem nada a ver com aquilo que depois o filme é.
Se pensam que vão ver um Wuxia cheio de estilo e sequências de acção podem tirar o cavalinho da chuva.
[“The Banquet“] não é o que parece no trailer. É apenas mais um filme de intriga politica e esquemas de bastidores envolvendo traições, seduções e envenenamentos onde não existe a mais pequena centelha de suspanse !

A tensão deste filme oriental é absolutamente zero.
Se não conhecerem as peças de Shakespeare ou nunca tiverem visto qualquer adaptação de Hamlet ou de Otello se calhar ainda poderão encontrar algo de inesperado nesta história e conseguir acompanha-la com algum agrado.
Mas se já viram mil vezes a mesma intriga adaptada de todas as maneiras possíveis e imaginárias noutros lados podem ter a certeza que não vão encontrar absolutamente nada de novo ou de fascinante neste [“The Banquet“] e se forem como eu e não lhes interessar o género de intriga palaciana possivelmente irão achar este filme chinês aborrecido de morte.

E isto mesmo com todo o visual absolutamente incrível (e incrivemente desperdiçado) presente em [“The Banquet“].
Este filme asiático não só tem uma das melhores atmosferas negras de estilo quase gótico que poderão alguma vez encontrar num filme oriental como ainda por cima todo o ambiente cénico é plenamente usado suportar a história.
O problema é que nem isso a consegue salvar de ser aborrecidamente previsível e por isso por mais que eu me tenha forçado a adorar este filme por tudo o que aparece no ecran em termos de qualidade técnica a verdade é que achei tudo um enorme desperdício de recursos pois toda a alma do produto se evapora na total falta de interesse da intriga.
Uma história nem sempre faz um filme e o cinema oriental está cheio de filmes com histórias banais que no entanto são absolutamente fascinantes, mas para isso é preciso que os personagens também o sejam e consigam transmitir alguma emoção ao espectador. Coisa que não acontece nesta obra.

[“The Banquet“] é apena uma extraordinária colecção de imagens absolutamente notáveis, salpicadas por um par de sequências de acção bem coreografadas mas pouco emocionantes porque toda a gente já sabe como acabarão ainda os personagens nem deram a primeira estocada ou salto no ar. Tudo porque já vimos esta história e estas cenas de acção antes.
É muito dificil falar deste filme. Por um lado apetece-me cascar-lhe á força toda pela falta de ambição em procurar ser algo mais original a nível de argumento, por outro lado se conseguem disfrutar de um trabalho cinematográfico apenas pela perspectiva visual, não podem perder [“The Banquet“] porque é realmente incrivel e dos poucos filmes orientais que se podem comparar visualmente com “Curse of the Golden Flower“.

Não há muito mais que eu possa dizer sobre isto.
Bom casting, aliás,  Zhang Ziyi tem aqui uma das suas melhores prestações no papel da ambiciosa e muito Evil gaja má do filme pois consegue fazer passar o seu lado humano e todo o restante elenco cumpre perfeitamente embora em personagens de cartão.
A fotografia é do melhor e toda a parte cénica do filme está muito bem cuidada a um ponto tal que até acaba por irritar pois tudo é tão desperdiçado nesta história absolutamente previsível e banal já levada ao ecran dezenas e dezenas de vezes.

Se calhar estou a ser injusto mas este foi um dos filmes orientais mais desinteressantes que vi dentro do género Wuxia. E não parece ser esse tipo de filme no trailer.
O que mais irrita é que não é um filme que se possa dizer que seja mau. Na verdade não há nada de muito grave que se lhe possa apontar. Ou negativo sequer.
No entanto por debaixo de tanta ostentação encontra-se apenas um produto extremamente mediano e isso não deveria ter acontecido.
Teria sido bem mais simples dizer que o filme não presta, mas não seria justo faze-lo.
Espreitem porque poderão talvez gostar.
Pessoalmente se eu pudesse teria devolvido o dvd e ido buscar de volta o dinheiro que paguei por ele. Curiosamente este foi um daqueles dvds que eu comprei convencido que iria adorar o filme, pois como já disse o trailer realmente enganou-me por completo e não estava nada á espera que isto fosse mais um clone de Shakespeare sem qualquer ponto imaginativo.

Ainda por cima ia quase comprando o filme em dvd duas vezes !!! É que aqui no ocidente ele está editado duas vezes. Uma com o titulo [“The Banquet“] e outra com o titulo “Legend of the Black Scorpion“, ambos com trailers diferentes inclusive.
Por isso cuidado. São os dois o mesmo filme !!
A única diferença é que o dvd do “Legend of the Black Scorpion” tem uma edição como deve de ser em que o formato original de imagem é respeitado, enquanto que (ainda por cima) o dvd [“The Banquet“] que comprei tem a imagem adulterada dos lados não respeitando os enquadramentos.
Por isso cuidado.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Poderei estar a ser injusto mas este filme não me disse grande coisa e inclusivamente não me deixou vontade nenhuma de o rever tão cedo apesar de ser incrivel a nível visual.
Se gostarem do género intriga palaciana, adoraram “Curse of the Golden Flower“, então têm aqui algo que irão gostar de ver certamente apesar da total previsibilidade do argumento.
Se forem como eu e não poderem com filmes de intriga politica, traições e venenos então sugiro que saltem este filme pois não é o Wuxia de acção que aparenta ser no trailer.
Por detrás de todo o visual espantoso está um produto bastante banal, previsivel e sem chama que pode aborrecer de morte muita gente, não por ser um mau filme pois não é, mas porque merecia ter-se tornado num clássico. Só precisava de um argumento com imaginação.
Quanto a mim leva duas tigelas e meia de noodles apenas porque é apenas um filme muito interessante e devia ter sido inesquecivel.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2emeia.jpg

A favor: o visual é absolutamente notável e provavelmente uma obra prima nesse aspecto, o design é fantástico, a fotografia idem, parece uma colecção de incriveis fotografias em movimento, guarda roupa idem, as paisagens naturais, a interpretação de Zhang Ziyi é fantástica e totalmente carismática.
Contra: não fiquei com a minima vontade de o rever tão cedo, nem a fantástica interpretação da protagonista do filme consegue evitar que a história seja do mais aborrecido e previsível que possam imaginar, não é o Wuxia que aparenta ser no trailer e as cenas de acção não têm grande impacto emocional apesar das boas coreografias, a previsibilidade retirou todo o suspanse do filme, o casting é bom mas os personagens são de cartão e a maioria está no filme para morrer e pouco mais, quanto clones mais das peças de Shakespeare é que vocês conseguem aguentar ?

——————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=a4D9JwtqFyY&feature=related

COMPRAR
The Banquet [2006] [DVD]

Legend Of The Black Scorpion (a.k.a. The Banquet) [DVD] [2006] [Region 1] [US Import] [NTSC]

Podem no entanto espreitar o filme antes aqui.

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt0465676/

——————————————————————————————————————

Se gostou deste poderá gostar de:

——————————————————————————————————————

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s