Azumi (Azumi) Ryûhei Kitamura (2003) Japão


Andava para ver este filme há anos mas desde que comecei a ler as muitas reviews sobre ele espalhadas pela net que algo me dizia que [“Azumi“] não poderia ser a maravilha de culto oriental que prometia ser.
Na verdade, as fotografias que encontrava pela frente não pareciam condizer com o que costumava ler nas reviews e portanto sempre andei um bocado desconfiado com este filme asiático.
E ainda bem.

azumi17

Por diversas vezes estive para o comprar, pois o que não falta pela net são edições desta obra em dvd. Inclusivamente está editada em Portugal a preços apetecíveis que já por mais de uma vez quase que me convenceram a comprar não só o Azumi, como o Azumi 2.
Felizmente desta vez resisti á tentação, porque depois de ter comprado banalidades como  Bichunmoo – O Guerreiro, Shinobi ou Duelo Sem Fim, o meu sexto sentido indicava-me que se calhar seria melhor não comprar mais outra coisa que parecia semelhante.

azumi191

[“Azumi“] não é tão mau quanto isso, mas como constatei no último semana (convenci um amigo a comprar os dois por mim), também não é de forma nenhuma a maravilha que muitas reviews de cinema e dvd querem fazer crer que é. E muito menos vejo nisto qualquer motivo para ser alvo de um fenómeno de culto, pois tirando o facto de ter baldes de sangue e muita cena a tentar meter estilo forçado não há muito mais que me tenha divertido com isto. Ainda por cima o filme é grande como o caraças e na minha opinião não tem conteúdo para ter duas horas.

azumi021

Quanto mim, é um filme oriental extremamente mediano. Não é mau, não tem nada particularmente detestável mas também não tem muito que fique na memória.
Ainda por cima tem uma coisa que me irrita por demais em cinema, ou seja, parece um telefilme.
O facto de ser uma produção de baixo orçamento na minha opinião não é desculpa para uma montagem televisiva, uma fotografia sem nada que a destaque ou uma estória banal que mais parece ter uma estrutura de episódio para televisão do que pertencer a uma obra cinematográfica.

azumi081

Por momentos fez lembrar o estilo de realização da velhinha série televisiva Shogun, com a diferença que aquele clássico televisivo ao menos tinha personagens com interesse e uma intriga viciante. Coisa que não existe em [“Azumi“].
Não há razão nenhuma para este filme japonês ser tão mediano apenas com a desculpa do baixo orçamento.

azumi141

O conceito é muito bom, e o personagem da Azumi daria um grande filme oriental do género, mas apesar dessa premissa tudo é trocado por sequências de acção chatas, repetitivas e desinspiradas mergulhadas em baldes de sangue por tudo e por nada como se a emoglobina aos litros fosse suficiente para elevar esta obra menor ao estatuto de filme de culto.
Tenho realmente pena que seja um produto tão mediano.
Preferia que o filme fosse realmente mau porque seria mais fácil dar-lhe uma classificação baixa, porque assim como está como se costuma dizer aqui em Portugal, nem é carne nem é peixe e isso nota-se a todo o instante no ecran.

azumi091

Não percebo realmente como pode ter reviews tão favoráveis espalhadas pela net. As cenas de acção são repetitivas, chatas e televisivas com um nível de suspanse equivalente ao mais simples episódio de algo como a série Xena – A Princesa Guerreira. Ou seja suspanse zero.

azumi031

Ah, e antes que me esqueça…só tem uma coisa verdadeiramente detestável. A banda sonora.
Não por ser má, mas porque é completamente desadequada á própria atmosfera do filme.
Não há coisa que eu mais deteste ver do que um Wuxia em que as cenas de acção são acompanhadas por guitarradas estilo hard-rock a puxar para o heavy-metal numa sonoridade contemporanea, (e eu gosto de heavy-metal).
Este tipo de sonoridade aliada a uma montagem estilosa a puxar para o MTV retiram-me imediatamente do ambiente supostamente “medieval” da história e como tal este foi mais um dos factores que me fizeram ficar bastante decepcionado com este primeiro [“Azumi“].

azumi101

Os personangens também não ajudaram. Tirando a Azumi os restantes são uma casca algo vazia sem grandes motivações para existirem na história a não ser transportar o argumento até á próxima cena de porrada.
As histórias de amor são banais e sem chama, o mestre da Azumi é completamente incongruente e os vilões não transmitem qualquer sensação de drama ou ameaça.
O vilão principal então é daqueles gajos tão maus que perde por completo toda a coerência que ainda poderia dar algum suspanse ao final deste filme asiático e sendo assim há muito pouco para nos manter agarrados a esta obra tirando o sangue que aparece no ecran.

azumi111

É certo que [“Azumi“] é um filme pipoca e deve ser visto como tal, mas nem isso consegue apagar o facto de ser um filme que se arrasta continuadamente porque não tem muito para dar. As tentativas de humanizarem os personagens não resultam porque se nota imediatamente que é uma perda de tempo pois estes vão ser trucidados na cena a seguir e como tal se é esta a estrutura da história para quê tentarem tornar o filme uma coisa que nunca poderia ser ?…

azumi131

Infelizmente é mais uma daquelas obras Wuxia que saiem do Japão e que nunca se poderão comprar com a qualidade e imaginação do que habitualmente é produzido na China.
Talvez seja da pouca criatividade/variedade nas coreografias de luta quando comparadas com o que vemos habitualmente nos épicos chineses, talvez seja da continuada insistência em filmarem tudo numa estrutura televisiva, ou talvez porque é sempre notório o esforço para meter muito estilo Anime quando a preocupação deveria estar na imaginação mas na verdade na minha opinião este é outro exemplo daqueles Wuxias sem grande identidade que inundam o mercado dvd e como tal não posso recomendá-lo com grande entusiasmo.

azumi011

Se existe um filme perfeito para ser sacado da net em vez de ser comprado é este [“Azumi“]. É um produto que os fará passar um par de horas entretidos se não pedirem muito, não ofende a inteligência nem tem nada de verdadeiramente detestável, mas também não é uma obra indispensável mesmo que gostem mesmo muito de Wuxias (e eu adoro), por muito que muitas reviews espalhadas pela net afirmem o contrário.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Mais um daqueles filmes cheios de reviews muito positivas pela net mas que na minha opinião deixam muito a desejar.
Não é tão mau como Bichunmoo – O Guerreiro, Shinobi ou Duelo Sem Fim mas é mais um daqueles Wuxias que não ficam na memória. Na verdade não tem nada de particularmente mau e é um filme que se vê bem, apenas também não tem nada que o destaque por aí além e o seu estilo televisivo também não ajuda.
Sendo assim, duas tigelas de noodles e meia porque é um divertimento interessante mas não mais do que isso. Vê-se uma vez e esquece-se.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2emeia.jpg

A favor: os excessivos baldes de sangue que disfarçam toda a mediania de um produto sem grande entusiasmo, a personagem Azumi e respectiva actriz que a interpreta mereciam um filme melhor, algumas cenas de acção no final são divertidas pelo seu excesso, consta que é uma boa adaptação do Manga original…o que desde logo não abona muito a favor do mesmo…
Contra: visualmente não tem nada de extraordinário ou sequer de muito cinemático, parece uma série televisiva, a montagem a tentar meter estilo á força nas cenas de acção tornam o filme banal e idêntico a tantos outros produtos para adolescentes, a banda sonora com guitarradas estilo heavy-metal irrita e está completamente deslocada do ambiente do filme, as cenas de acção repetem-se na sua fórmula ao londo do filme todo, o vilão acaba de vez com todo o suspanse dramático e tensão que o filme ainda poderia ter tido pois é tão estereotipadao que mete impressão, o filme não tem muito mais além de cenas de porrada estilosas com muito sangue e quando tentar humanizar os personagens falha redondamente pois todos não passam apenas de carne para canhão sem mais qualquer utilidade dramática relevante para o argumento, é claramente um filme para adolescentes e os mais velhinhos não lhe deverão achar grande piada.

——————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

TRAILER
http://www.youtube.com/watch?v=rE6Gy73Mo4o

COMPRAR
Está á venda em Portugal por menos de 10€ e poderão encontrá-lo na Fnac por exemplo, juntamente com o segundo filme da série.
Podem comprá-lo também na Play-Asia como de costume numa edição também baratinha.
http://www.play-asia.com/paOS-13-71-7k-77-8-49-en-15-azumi-70-1xkd.html

Ainda mais barata está também na Amazon Uk.
A menos de 4 libras e por isso é de aproveitarem comprar tanto o primeiro filme em DVD como o segundo em DVD também caso achem que vão gostar.
Também podem comprar os dois numa única edição o que dá para poupar mais uns cobres. 😉

Recomendo primeiramente que o saquem antes aqui porque podem gostar tão pouco dele quanto eu gostei.

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt0384819/

——————————————————————————————————————

Se gostar deste, poderá gostar de:

Shinobi

——————————————————————————————————————

7 thoughts on “Azumi (Azumi) Ryûhei Kitamura (2003) Japão

  1. ao contrário de você, Azumi me superou as expectativas, mas é claro, está no mesmo nível de “Versus” do mesmo Kitamura. A sequencia “Azumi: Death or Love” consegue fugir bastante do original. Gosto não se discute.

  2. Estou bastante curioso para ver a sequela, pois todas as reviews dizem que é inferior ao original e como tal estou com esperança de que seja algo que venha a gostar muito mais pois este primeiro realmente não me deixou qualquer vontade de alguma vez o rever.
    Achei-o divertido quanto baste mas não mais do que isso.
    Realmente está parecido ao “Versus” que curiosamente também entra na mesma classificação para mim. O “Versus” foi um daqueles filmes que não consegui ver até ao fim sem clicar no botão de fast-forward pois a meio já estava mais que farto. Mas realmente gostos não se discutem.
    A minha ideia com o blog é apenas mostrar os meus pois pode haver alguém por aí que tenha alguma ideia semelhante e sempre se poderá guiar.
    Keep in touch. 😉

  3. já vi os dois e não posso deixar de concordar com o que foi escrito aqui, à excepção dos comentários. Devo, no entanto confessar que não sou grande admirador do estilo wuxia, pelo que, apesar de não ter ficado desapontado com qualquer um dos filmes, esperava um pouco mais. As cenas de acção são exageradamente surreais e não convencém ninguém. sozinha, Azumi consegue matar praticamente um exército inteiro, tudo com cenas exacerbadamente salpicadas de sangue. Um filme para se ver uma vez e sem grandes expectativas.

  4. Já o assisti quando era criança, não vi nada demais e só me lembrava do sangue na tela. Mania do povo de achar que caprichar na violência faz um filme “foda”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s