CINEMAsiatico.wordpress.com

Hansel & Gretel (Hansel & Gretel) Pil-Sung Yim (2007) Coreia do Sul

Deixe um comentário


Mais uma vez dentro do cinema oriental estamos na presença de uma boa tentativa Sul Coreana para produzir algo original.
Á primeira vista pode parecer que [“Hansel & Gretel“] é apenas mais um filme de terror asiático igual a tantos outros, mas este filme tenta realmente ser diferente.

hanselgretel13

Se calhar procurar essa diferença foi precisamente a sua única fraqueza pois na verdade fica algures entre dois géneros.
Não é suficientemente assustador para poder ser incluído na categoria de terror, mas também  tem uma atmosfera demasiado assombrada e perturbante para poder ser visto como um mero produto de fantasia.

hanselgretel06

[“Hansel & Gretel“] apesar de se basear no popular conto infantil sobre a famosa casa cheia de doces perdida no bosque, tem mais semelhanças com um bom e alargado episódio da série The Twilight Zone do que com uma adaptação directa da história clássica em que vai buscar inspiração.

hanselgretel08

No entanto, não quero com isto dizer que o filme é desinteressante, muito pelo contrário.
Pode não ter grandes surpresas para quem já conhece este género de histórias ou já leu muita fantasia mas ainda consegue manter um excelente clima de incerteza ao longo do seu desenvolvimento muito graças ás boas interpretações do elenco e a uma atmosfera assombrada sem no entanto ser um filme de fantasmas.

hanselgretel04

Quem gosta de filmes de terror com criancinhas arrepiantes tem aqui uma excelente opção pois os trés protagonistas infantis são uma das melhores coisas que esta história tem. Com um registo que varia entre o totalmente fofinho e o perturbantemente ameaçador todos os mini-actores deste filme têm um desempenho perfeito que faz esta história funcionar até ao seu segundo final mesmo quando já não contem nenhuma revelação por aí além.

hanselgretel02

Apesar de não se conseguir enquadrar dentro de nenhum género específico o filme equilibra bastante bem pequenos momentos comuns a vários estilos, inclusivamente o drama que mais uma vez acaba por humanizar os seus personagens e contribui perfeitamente para o tocante final que conclui muito bem esta história sobrenatural Sul Coreana.

hanselgretel05

Basicamente [“Hansel & Gretel“] é sobre um jovem que se perde um dia numa floresta após ter tido um acidente e vai parar a uma casa onde habitam trés felizes criancinhas juntamente com os seus pais.
Tudo naquele lar é perfeito, as crianças passam a vida a brincar, á hora das refeições só se comem doces e toda a gente vive permanentemente feliz num ambiente de arquitectura muito colorida onde existem briquedos por todo o lado.

hanselgretel07

Ao tentar voltar para a civilização no dia seguinte o jovem descobre então que todos os caminhos para fora da floresta o levam de volta á mesma casa onde o aguardam as criancinhas. É então que as coisas se complicam quando aos poucos o jovem começa a explorar os locais menos habitados do edificio e arredores e todo o trágico passado se revela perante ele.

hanselgretel09

Essencialmente estamos perante um filme de suspanse com uma atmosfera negra por isso [“Hansel & Gretel“] é um bom titulo para todos aqueles que sempre tiveram curiosidade em espreitar filmes sobrenaturais orientais mas têm medo de filmes de terror.
Não se irão assustar particularmente com isto, mas se gostam de suspense têm aqui um bom motivo para passarem um par de horas.
Para aqueles que gostaram de A Tale of Two Sisters têm aqui algo com uma atmosfera no mesmo estilo, embora muito mais simplificado e sem o mesmo resultado sobrenatural ou dramático.

hanselgretel12

Um dos grandes trunfos de [“Hansel & Gretel“] está no seu visual. O tratamente de cor é fantástico e a cenografia da casa é tão bonita quanto perturbante. Essencialmente este deverá ser o filme “de terror” mais colorido de sempre e com uma atmosfera tão bonita e luminosa que cria um contraste perfeito entre o tom inquietante da história.
Quanto mais não seja é um filme que vale a pena ser visto por toda a gente que gosta ver cinema com imagens bem bonitas e onde cada enquadramento parece uma ilustração.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Um excelente filme “de terror” para quem tem medo de ver filmes de terror.
É um bom filme fantástico que só perde porque á força de tentar ser original acaba por ficar algo a meio entre géneros sem nunca desenvolver todos os bons caminhos arrepiantes por onde poderia ter ido e não foi.

hanselgretel15

No entanto quem gosta de filmes de Fantasia com uma atmosfera bem negra e quase natalícia vai adorar este.
Não lhe dou uma classificação mais elevada porque a sua história não me surpreendeu tanto quanto eu pensava que iria surpreender-me e na verdade não fiquei com muita vontade de o rever tão cedo apesar das suas muitas virtudes.
Trés tigelas e meia porque é mesmo muito bom e merece mesmo ser visto pelo menos uma vez por toda a gente que gosta de cinema fantástico.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2emeia.jpg

A favor: o elenco é excelente com destaque para as criancinhas actores, o grafismo e o design do filme são absolutamente perfeitos para ilustrar uma história como esta, a maneira como a cor é usada não nos deixa tirar os olhos do ecran, o tom assombrado e o clima perturbante que percorre a história está muito bem conseguido, mais uma vez o cinema oriental consegue aos poucos humanizar os personagens, o sub-plot que revela o mistério (embora previsivel) está bem pensado e executado criando alguns dos momentos mais tensos e dramáticos do argumento, o final do filme adequa-se perfeitamente e tem um par de momentos tocantes que fecham em beleza a história.
Contra: apesar de atmosférico tudo é demasiado previsivel e já vimos esta história antes, não mete medo nenhum nem nos assusta particularmente, a parte central da história arrasta-se um pouco sempre com mais momentos do estilo que já nos foram mostrados antes, o facto de ficar a meio termo  entre vários géneros não o ajuda pois nunca se desenvolve num sentido da forma que merecia, não nos deixa muita vontade de o revermos tão cedo.

—————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS:

TRAILER
http://www.youtube.com/watch?v=sprTGLw8f-s

hanselgretel01

COMPRAR

Aproveitem esta excelente edição á venda na Amazon Uk agora que está bem baratinha.

Caso queiram espreitar antes o filme poderão encontrar aqui uma boa cópia legendada em inglés também.

IMDB

http://www.imdb.com/title/tt1002567/

——————————————————————————————————————

Se gostou deste poderá gostar de:

A Tale of Two Sisters

——————————————————————————————————————

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s