CINEMAsiatico.wordpress.com

Honogurai mizu no soko kara (Dark Water) Hideo Nakata (2002) Japão

Deixe um comentário


Embora o filme “Ringu”, conhecido em inglés como “The Ring” tenha definindo practicamente todos os clichés que encontramos actualmente nos filmes sobrenaturais orientais, nunca foi uma obra que me tenha fascinado particularmente e por isso Hideo Nakata nem sequer faz parte dos meus cineastas de culto, embora reconheça a sua importância dentro do género.
Como “Ringu” não me assustou por aí além, e a sua decepcionante sequela muito menos, levei algum tempo até ganhar coragem para comprar este [“Honogurai mizu no soko kara“], mais conhecido no ocidente pelo seu seu titulo em inglés [“Dark Water“], embora não estejamos a falar do remake americano, mas sim do original Japonês.

Achei [“Dark Water “],  muito superior a “Ringu”.
Gostei mesmo muito da atmosfera triste e melancólica e a ideia do filme ser essencialmente um drama pontuado por acontecimentos sobrenaturais está muito bem trabalhada pois cria no espectador uma angústia que se transforma aos poucos numa sensação de medo e impotência por não podermos ajudar as pessoas que vemos no ecrã.

Ao contrárido de filmes orientais como “Ju-on” em que as pessoas são meros acessórios para criar ambiente e pregar sustos, aqui em [“Dark Water“], acontece precisamente o contrário pois o sobrenatural é usado para dar vida aos personagens e justificar as situações dramáticas que lhes alteram o quotidiano e contribuiem para que o espectador se sinta cada vez mais ligado aos protagonistas á medida que o filme avança.
Isto faz no entnato com que [“Dark Water“], não seja um filme de terror oriental normal e certamente não irá agradar a quem espera muitos sustos fáceis ou constantes sequências inesperadas.

Na verdade, há muito pouco de inesperado neste filme asiático no que toca a grandes reviravoltas de argumento. De tal forma, que até o mistério da parte sobrenatural da história acaba por ser algo decepcionante pois o seu desfecho é tão previsível que a certa altura quase que torna a narrativa mais arrastada do que na realidade é.
Isto porque, quanto mais se aproxima do seu final, mais o espectador já calcula o que vai acontecer a seguir e no entanto o filme parece continuar como se o realizador ainda estivesse a pensar que ia surpreender alguém com alguma reviravolta inesperada. Não surpreende pois o filme nem sequer contém qualquer twist ao contrário do que é comum no cinema oriental.
Quem ficar surpreendido com a resolução do mistério, então certamente deve ter-se deixado dormir com o estilo calmo da narrativa e não apanhou todas as pistas.

[“Dark Water“], não é um filme de terror japonês comum pois é dos poucos filmes orientais dentro do género que consegue dar a volta aos próprios clichés que usa e tal como aconteceu em “A Tale of Two Sisters“, também este é mais assustador porque nos identificamos com as consequências  do sobrenatural na vida dos personagens do que própriamente porque nos prega sustos á volta de situações que nunca viveriamos.

Aqui o medo é uma consequência da angústia que sentimos porque tudo se passa ao redor de coisas perfeitamente banais e não sentimos que se trata de uma realidade fabricada num estúdio de cinema.
O apartamento em [“Dark Water“], poderia ser a casa de qualquer um de nós se tivessemos o azar de nos vermos na situação em que a personagem principal se encontra, os personagens são pessoas absolutamente normais e até o aspecto sobrenatural é perfeitamente baseado nesse conceito.

O filme conta a história de uma mãe em processo de divórcio e a risco de perder a custódia da sua pequena filha. Em virtude disso, é obrigada a mudar-se para um apartamento numa área degradada da cidade ao mesmo tempo que tenta refazer a sua vida e manter o seu precário novo emprego.
Um dia a menina encontra no terraço uma mochila vermelha de criança ganhando-lhe uma obsessiva afeição. A partir daí começa a sentir-se uma presença sobrenatural no condomínio que se manifesta de formas discretas mas perturbantes acabando não só por interferir na relação entre mãe e filha como ainda por cima coloca em risco a custódia da menina para desespero da mãe que não sabendo como lidar sózinha com o que lhe está a acontecer e sem posses económicas para mudar novamente de apartamento é arrastada para uma sucessão de acontecimentos que a levarão até ao desfecho final.
E tudo começa com uma estranha infiltração de água no tecto.

Essencialmente, estamos na presença de um filme oriental de terror psicológico.
Como tal [“Dark Water “], apesar de seguir uma lógica narrativa habitual este não se enquadrará propriamente dentro do cinema comercial se o virmos por um prisma a que estamos habituados.
Acima de tudo é uma obra de Hideo Nakata e isso nota-se, o que automáticamente quase que classifica o filme como Cinema-de-Autor naquele sentido mais negativo para algumas pessoas.
O filme decorre a um ritmo lento, e não tem pressa em mostrar o que o espectador espera ver por isso poderá ser até classificado por muita gente como “filme chato”, daqueles onde não há um pingo de acção, nem monstros, nem sangue a jorros e muito menos efeitos especiais daqueles que o povo tanto gosta.
Mas tem um clima assombrado, muito bem conseguido pela sombria fotografia e pela maneira como usa a arquitectura minimalista do prédio para nos assustar.

Aliás uma das melhores coisas em [“Dark Water“], é precisamente o facto de não precisar recorrer a efeitos especiais pirotécnicos ou cenas chocantes cheias de sangue para assustar. Não há maus, não há bons, não há tiros, não há facadas, não há loiras em t-shirts molhadas e também não tem perseguições de automóvel nem fantasmas em CGI.
E já lhes disse que o filme é lento ?
Tudo é construído com base numa transfiguração do quotidiano mais simples em algo que nos fará pensar duas vezes da próxima vez que estivermos em situações semelhantes. Pelo menos eu já não consigo olhar para uma poça de água sem me lembrar do que acontece neste filme e entrar sózinho em elevadores em prédios suspeitos também não me apetece muito. E banheiras cheias de água de repente também deixaram de ter muita piada.

Resumindo, se gostarem de cinema de terror com identidade e um estilo próprio, recomendo este filme asiático pois sabe como criar um ambiente e apesar da história muito previsível consegue ultrapassar essa limitação provocando-nos alguns bons arrepios. Especialmente se gostarem de filmes de terror com criancinhas de aspecto perturbante e uns fantasmas infantis á mistura.

Uma nota final para o último segmento do filme pois costuma ser alvo de muita discussão em reviews espalhadas pela net.
Muita gente parece ter achado desnecessário o epílogo, mas na minha opinião este é uma das melhores coisas de todo o filme.
Não só fecha a história de uma forma interessante, como o faz criando um dos melhores ambientes de medo que acontecem durante todo o filme.
Já lhes disse que [“Dark Water“], tem um ritmo narrativo lento embora perturbante, mas neste segmento final esse estilo dá origem a uma atmosfera ainda mais assustadora, pois toda esta parte é baseada no silêncio e na gestão desses momentos criando no espectador uma espectativa pesadamente macabra que nos faz estar á espera que algo aconteça a qualquer momento e no entanto parece nunca mais acontece fazendo-nos afundar na cadeira e parar de respirar por momentos.
Para mim fecha com chave de ouro um filme que não sendo uma obra prima do género é no entanto uma excelente proposta para quem gosta de se assustar com estas coisas.

Bom filminho oriental para ser visto pela noite dentro quando vocês estiverem sózinhos em casa e para vos fazer deixar de tomar banho durante os próximos meses também.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:
Um óptimo filme asiático de fantasmas e onde a simplicidade compensa e vale mais um ambiente perturbante do que mil efeitos especiais, monstros, zombies,gore ou CGIs.
Vale a pena ser visto e é uma excelente compra para quem gosta do género e é suficientemente corajoso para ver filmes destes feitos por orientais.
Embora contenha momentos assustadores esperava assustar-me mais do que na realidade aconteceu e como tal na retiro-lhe uma tigela de noodles á classificação.
Não lhe dou mais também porque para mim a previsibilidade da história decepcionou-me mesmo muito e quebrou bastante o tom realistico que o filme tinha até ao momento da óbvia revelação do mistério.
Quatro tigelas de noodles. Mas pode valer até mais. Depende muito da disposição de cada um para ver isto na altura. Arrisquem porque vale a pena se gostarem de bons filmes de casas assombradas e se gostarem muito de cinema de terror oriental.

A favor: o clima de medo, a tensão latente nos silêncios, mete criancinhas vivas e mortas brrrr, tem muito poucos efeitos especiais e tudo é construído com base na atmosfera, o tom assombrado é excelente, os últimos minutos metem medo.
Contra: o mistério do argumento é demasiado previsível e um clima de tensão tão bom pedia uma história mais imaginativa. O excelente clima de medo do épilogo chega tarde demais e deveria ter-se sentido mais vezes ao longo do filme.

——————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS

Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=_mt0_a68SSc

Comprar
Existe uma edição portuguesa deste filme, practicamente identica á que eu comprei mas também está já á venda muito barata na Amazon Uk a menos de 5€. É aproveitar.

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt0308379/

——————————————————————————————————————

Filmes semelhantes de que poderá gostar:

A Tale of Two Sisters

——————————————————————————————————————

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s