S-Diary (S-Diary) Jang Kwan Kwon (2004) Coreia do Sul


Pelo trailer [“S-Diary“], prometia ser uma comédia oriental hilariante, no entanto o resultado fica um bocado aquém das espectativas que a apresentação cria nos espectadores.
É muito divertida, tem um par de gags brilhantes mas o filme balança entre o muito engraçado e o assim-assim nunca se conseguindo elevar ao nível que está sugerido no humor do trailer, que diga-se de passagem, tem uma montagem bem melhor que o próprio filme e talvez seja essa a grande diferença que se note na disparidade do humor entre ambos.

A meio parece que os seus criadores se aperceberam que havia algo que não funcionaria plenamente, pois subitamente a história entra por um interlúdio dramático/romântico ao melhor estilo do cinema Coreano, mas que acaba por não resultar porque a nossa empatia com a personagem feminina foi criada com base numa personalidade e depois pedem-nos para a ver de uma nova perspectiva de um momento para o outro.
Passado o interlúdio dramático, o filme regressa ao tom de comédia desmiolada ao melhor estilo oriental, mas o espectador fica sempre com aquela sensação que há algo que não resultou particularmente bem em  [“S-Diary“].

Na verdade, nota-se que houve aqui uma tentativa de colagem ao estilo do fabuloso “My Sassy Girl“, mas nem o argumento de [“S-Diary“] se pode comparar nem aquela personagem feminina sequer consegue assemelhar-se de forma positiva á presente no filme que [“S-Diary“] tenta emular.
Por isso por muito que tente disfarçar, este filme oriental acaba por parecer mais uma tentativa falhada de tentarem copiar o estilo de humor (e drama) de “My Sassy Girl“, (como muitos outros já tentaram também fazer, mas sem a poesia do “original” e muito menos o talento para criar uma verdadeira empatia com o espectador.

[“S-Diary“], não é um mau filme, e até como comédia romântica ao estilo típicamente alucinado coreano é algo que se vê muito bem pois contém alguns momentos divertidos.
Quem gostou de filmes como “O Diário de Bridget Jones” tem aqui o seu equivalente coreano, pois a temática é mais ou menos a mesma e tudo gira á volta das desventuras amorosas de uma rapariga coreana que tem imenso azar com os namorados que arranja e que a colocam nas mais variadas e ridiculas situações.
O filme está dividido em vários segmentos, um para cada namorado que a miuda arranja, com um interlúdio romântico pelo meio e finalizando com algumas sequências muito engraçadas que envolvem o tenebroso e divertido plano da rapariga para se vingar ao mesmo tempo de tudo o que cada namorado a fez passar.

Não há muito mais que se possa dizer sobre este filme asiático. É uma boa comédia mas não tem practicamente nada que a faça ficar por muito tempo na nossa memória. Ainda assim é uma comédia acima da média se compararmos com o habitual estilo completamente histérico de grande parte do cinema de humor oriental.
Nesse aspecto deve ser uma das comédias da Coreia do Sul que mais se poderá assemelhar a um estilo de cinema Ocidental e se calhar poderá estar aí uma das suas fraquezas, pois nunca se define própriamente enquanto filme.

[“S-Diary“], quer dizer, “Sex-Diary”, mas não esperem meninas nuas, cenas eróticas ou qualquer coisa do género neste filme, para além de algumas piadas estilo “American Pie” mas com roupa vestida, com roupa vestida.
O que não deixa de ser curioso, pois toda a promoção em cartazes deste filme aponta para uma comédia mais explicitamente picante e erótica, chegando inclusive a colocarem nos posters (e na capa do dvd), meninas despidas que nem sequer têm qualquer coisa a ver com o filme.
O que demonstra bem que os produtores de [“S-Diary“] a dada altura também não devem ter percebido bem que tipo de filme é que estavam a querer fazer e como tal devem ter tentado atrair público com imagens de meninas giras que depois não têm nada a ver com o espírito do filme presente no dvd.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Boa comédia mas não mais do que isso.
A partir de certa altura tenta seguir as pisadas de ”My Sassy Girl” mas falta-lhe alma, embora contenha muitos momentos divertidos e como tal que goste de comédias acima da média tem em [“S-Diary“] uma boa opção que o fará passar alguns momentos divertidos.
Trés tigelas de noodles porque é um bom filme e pronto. Nem mais nem menos.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg

A favor: é divertido, as situações provocadas pela variedade de namorados da miuda, um par de gags excelentes e hilariantes, a vingança final com o padre.
Contra: realização sem fôlego e com uma montagem dispersa que não tem de forma a noção de ritmo divertida que aparece no trailer, a meio do filme tentam seguir um caminho romântico demasiado sério que fica um bocado deslocado.

——————————————————————————————————————

Trailers
http://www.youtube.com/watch?v=ndOL1JiSXUY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=wpBXqzzhQoo

Comprar
Estranhamente este filme parece já não se encontrar á venda em lado nenhum.
A edição que eu tenho é esta http://global.yesasia.com/en/PrdDept.aspx/pid-1003919443/
É uma edição especial com um design excelente, 2 discos e pilhas de extras…embora só o filme esteja legendado em inglés o que é pena. Até os menus estão em Coreano o que complica imenso a navegação quando queremos procurar trailers ou algo assim.

——————————————————————————————————————

Filme “semelhante” de que certamente irá gostar:

My Sassy Girl

——————————————————————————————————————

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt0426196/

4 thoughts on “S-Diary (S-Diary) Jang Kwan Kwon (2004) Coreia do Sul

  1. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts. After all I’ll be subscribing to your rss feed and I have bookmarked it in my . I hope you write again soon!

    1. How do you manage to read the blog ? Do you read Portuguese or are you using a Google translation to give you a generic idea of what i reccommend here ?
      I´m planning to create an english version of all this as soon as i have time to do it, but it´s in my future plans.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s