CINEMAsiatico.wordpress.com

Ritana (Returner) Takashi Yamazaki (2002) Japão

Deixe um comentário


Este filme não tem um pingo de originalidade.
É quase o equivalente oriental a um daqueles filmes do Steven Seagal mas com um argumento inteligente em vez da habitual história do gajo que se vai vingar porque lhe mataram a familia toda.
Em [“Returner“] não há nada disso, mas sim um gamanço descarado de filmes como “The Terminator” com um toque de “ET-O Extraterrestre” e um cheirinho de estética Matrix. Sem esquecer um sabor Anime mas sem bonecos animados.
E isto é mau ?
Bem, não. Por acaso o resultado surpreende em todos os aspectos.

[“Returner“] vai roubar bocados de todos os filmes e mais alguns, mistura tudo com criatividade e o por incrível que pareça obtém um divertido e  entusiasmante filme de acção e ficção-científica que a princípio nos agarra pelo rídiculo á força de querer meter estilo, mas depois acaba por contar uma história interessante. Embora cheia de lugares-comuns, consegue manter sempre o interesse graças a uma construção de personagens muito bem feita ao melhor estilo série B.

Nada falta a [“Returner“], viagens no tempo, extra-terrestres bonzinhos e outros menos bons, herois rebeldes sem família, miudas ingénuas mas com garra e personalidade e tem um vilão a condizer, que se calhar é o melhor de todos os personagens precisamente pela forma como está caracterizado. Ridículo, hilariante por vezes, mas sempre ameaçador e onde se nota permanentemente que o actor se está a divertir á brava no papel. É inclusive uma das melhores coisas no filme pois contrasta perfeitamente com a maneira como os herois estão caracterizados complementando muito bem tudo o resto.
[“Returner“] tem argumento bem estruturado mas que nunca se leva muito a sério e assume totalmente o espirito de série B, sendo executado com bons efeitos especiais criando divertidos e variados momentos de acção que percorrem todo o filme.

Num futuro próximo, o primeiro contacto com extra-terrestres corre horrivelmente mal e desencadeia uma guerra em que o planeta Terra é conquistado e practicamente destruído pela força invasora técnológicamente avançada.
Quando um dos últimos redutos da humanidade, escondido algures no Tibete é descoberto e invadido uma rapariga sem ter muito por onde escolher viaja no tempo até um periodo alguns anos atrás na posse de informações que eventualmente vão impedir que o primeiro contacto com extra-terrestes venha a acontecer da forma que sucedeu.
Chegando ao nosso tempo cruza-se com um rapaz que vive uma vida de mercenário urbano tendo por arqui-inimigo um membro de uma máfia criminosa japonesa que se apoderou de um extra-terreste cujo a nave se despenhou algures nas montanhas e mais não conto.

Até porque não há muito para contar, pois se vocês viram “The Terminator“, “Matrix” ou “ET” já estão a imaginar o tipo de história que se segue mas não é por isso que [“Returner“] possa ser imediatamente classificado de filme menor, pois mistura exemplarmente todos os ingredientes e obtém um filme sinceramente divertido e onde é difícil apontar o que quer que seja de verdadeiramente negativo.
É definitivamente um daqueles que é mesmo para deixar o cérebro á porta e disfrutar-mos dele sem ideias descriminatórias pré-concebidas.

Até porque, além de fazer tudo bem, [“Returner“] ainda tem tempo para criar um pequeno bom twist ao melhor estilo oriental para terminar com chave de ouro toda a história deixando-nos com vontade de ver uma sequela com estes personagens.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Excelente exemplo de um filme de acção bem feito, que não tenta ser mais do que um bom divertimento e consegue esse resultado a todos os níveis.
Não é uma obra prima da originalidade, mas demonstra perfeitamente que muitas vezes uma boa história nem sequer precisa de ser original, bastando ter apenas os ingredientes certos misturados de uma forma inteligente e criativa.
Não envergonha ninguém como filme de ficção-científica apesar da história simples e consegue mesmo ter uma identidade única, que o liga directamente ao melhor do Anime, apesar de [“Returner“], nem ser um filme de animação.
Por tudo isto, leva quatro tigelas de noodles…e mesmo assim, se calhar merecia mais meia tigela…

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg

A favor: excelente trabalho de realização formulática e comercial ao máximo mas nem por isso um trabalho menor, bons e cativantes personagensm, boa história mesmo roubando bocados a todos os filmes e mais alguns, excelentes e estilizadas sequências de acção ao melhor filme Anime, efeitos especiais a condizer, o vilão é hilariante e ameaçador ao mesmo tempo, o final do filme deixa-nos com vontade de ver uma sequela, excelente filme pipoca, pode considerar-se um excelente Anime filmado em “imagem real”.
Contra: a banda sonora é do piorio mas isto sou eu que odeio música do género, e bem…os trailers são todos maus.
O trailer original é um vazio absoluto que me manteve afastado deste filme durante anos em vez de me cativar para vê-lo.
E o trailer americano também é a idiotice do costume com o narrador de voz estilosa a explicar em detalhe a história do filme aliado entre uma sucessão de cenas de porrada.

——————————————————————————————————————

Trailer americano
http://www.youtube.com/watch?v=2v4pWshsQ1U

Trailer original
http://www.youtube.com/watch?v=05U-kxiln-k

Comprar
Já se encontra também á venda na Amazon Uk a preço da chuva.😉

——————————————————————————————————————

Filmes semelhantes de que poderá gostar:

Natural City 2009 Lost Memories

——————————————————————————————————————

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt0339579/

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s