CINEMAsiatico.wordpress.com

Shinobi (Shinobi) Ten Shimoyama (2005) Japão

4 comentários


Aqui está mais outro que sinceramente não entendo.
Se procurarem na internet, encontrarão um sem fim de críticas extremamente positivas sobre este filme. Algumas chegam ao ponto de considerar [“Shinobi“] ,uma obra prima do género Wuxia .
Só tenho uma pergunta…
PORQUÊ ?!…
Só podem ter visto uma cópia diferente da minha ! [“Shinobi“] , foi uma das piores compras que fiz nos últimos anos e uma das maiores decepções que apanhei com um filme oriental. Isto porque fui na onda do que diziam nas reviews e esperava encontrar algo realmente especial quando na realidade o que aconteceu foi precisamente o contrário.

Este filme é de uma banalidade em todos os sentidos.
Não tem um único momento que fique na memória ou crie qualquer empatia com o espectador e ainda por cima visualmente, é um produto completamente standart e televisivo sem a mínima centelha de criatividade onde não se nota sequer um esforço para dotarem [“Shinobi“] de uma identidade própria que o fizesse parecer menos primário.

Pior do que isto, só outro Wuxia , editado em Portugal chamado “Bichunmoo – o Guerreiro” que é bastante semelhante estéticamente e sofre precisamente dos mesmos problemas. Curiosamente em Portugal parece que se esquecem de editar o melhor do cinema oriental, mas o mercado está cheio de filmes asiáticos verdadeiramente maus a preços da chuva, o que só contribuiu ainda mais para a má imagem que o público em geral tem de tudo o que não é cinema americano. Mas isto é outra história…

Voltando a [“Shinobi“], (já que tem que ser), a última coisa que eu pensava encontrar depois de tantos elogios nas críticas seria algo parecido com um episódio dos Power Rangers mas na realidade é isso que este filme parece. Uma espécie de Power Rangers da Idade Média com personagens (e batalhas) ao estilo X-Men mas sem um pingo de personalidade ou identidade pois não passam de bonecos de cartão durante o filme todo. Alguns deles nem sobrevivem sequer tempo suficiente para serem mais do que apenas uma justificação para [“Shinobi“] exibir mais uma quantidade irracional de maus efeitos CGI em sequências de acção mal montadas e com uma coreografia em que se nota precisamente que não passa disso mesmo.

A história é um vazio e não há uma única coisa que mantenha o interesse do espectador durante vinte minutos, quanto mais durante noventa seguidos.
Supostamente a força do argumento estaria na história de amor impossível entre dois guerreiros de clãs rivais ao melhor estilo de Romeu e Julieta, mas os personagens não têm sequer tempo suficiente para criar qualquer empatia com o espectador, pois o filme nunca se decide se quer ser um drama ou um filme de acção e com isso espalha-se ao comprido nos dois géneros pois em nenhum dos segmentos consegue criar qualquer ligação emocional connosco.

Se [“Shinobi“] fosse um filme americano isto nem poderia ser considerado uma falha, mas o facto de ser um produto do cinema oriental faz com que essa ausência de emoção se note ainda mais pois um dos pontos fortes do cinema asiático é precisamente a sua construção de personagens, que neste caso falha em absoluto.
E se não nos interessamos pelas pessoas, estamos nos borrifando para o que aconteça com elas, o que prejudica imenso as sequências de acção, já de si aborrecidas. Pois se não nos importamos com o destino das personagens, para quê ter de acompanhar ainda mais outra cena de luta CGI ?
Até porque para o filme, parece que é mais importante mostrar o super-poder de cada boneco do que própriamente servir a história com esses pormenores. Ainda por cima as diferenças entre poderes nem têm particular importância no argumento geral o que torna as lutas em algo ainda mais chato ou desnecessário a não ser como montra de CGIs ao estilo Dragon Ball.
No início até tem piada mas depois torna-se extremamente monótono porque todas as lutas parecem iguais.

Por exemplo, o filme “A Chinese Tall Story” também tem CGI do piorio, personagens practicamente vazios durante quase todo o filme e uma história no mínimo confusa, mas tem uma coisa que [“Shinobi“] nunca terá. No meio de tudo aquilo, “A Chinese Tall Story” consegue ter não só uma identidade muito própria, mas acima de tudo tem alguma alma e uma pessoa chega ao final com vontade de ver uma sequela.
Em [“Shinobi“] , apeteceu-me foi colocar o dvd no correio e mandá-lo de volta a ver se mo trocavam por outra coisa menos decepcionante.

Supostamente, isto é uma adaptação brilhante do famoso Manga que já deu origem tanto a jogos para o ZX-Spectrum como a séries Anime. Agora se isto é uma adaptação fiel, então se calhar este será o caso típico de uma banda desenhada que nunca deveria ter sido adaptada ao cinema, pois sinceramente por mais que os fãs do Manga gostem da obra original, a verdade é que este [“Shinobi“] cinematográfico é um falhanço absoluto em todos os sentidos só redimido por algumas excelentes paisagens que aparecem esporádicamente ao longo do filme mas que não chegam para o tornar naquilo que deveria ter sido.

Sendo assim e porque sinceramente, acho que descrever agora o argumento do filme nem serviria para o conseguir tornar mais apelativo a possíveis interessados, passemos então ao que importa.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Um dos piores filmes do género que me lembro de ter visto até hoje. Só comparável a outros monos como “Bichunmoo – o Guerreiro” ou “Seven Swords“.
Alguém no IMDB resumiu perfeitamente todo este filme numa frase:
“Hero – like a Playstation Gamer would have filmed it.” – e a piada é que parece que isto foi um elogio.🙂

Cuidado com as reviews que classificam este filme de absoluta maravilha, pois podem acabar com um dvd nas mãos que não vale o disco em que está gravado. Se ainda quiserem espreitar, sugiro que o vão buscar ao videoclube..
Uma tigela e meia de noodles, por causa de alguns cenários e do estilo cartoon inicial.

noodle2.jpg noodle2emeia.jpg

A favor: algumas paisagens, a musica pop da banda-sonora é fofinha, o estilo Dragon Ball de algumas lutas iniciais que são divertidas embora logo se tornem monótonas pois ao longo do filme é sempre mais do mesmo.
Contra: , o trailer é muito melhor que o filme, os personagens não transmitem qualquer emoção, não há qualquer empatia com o espectador, há personagens secundários que apenas existem para disparar raios de CGI com as mãos e pouco mais tempo têm de ecran, a realização do filme é muito má e totalmente desiquilibrada com um estilo televisivo que só o prejudica ainda mais, a história de amor não tem um pingo de interesse ou emotividade, os efeitos especiais cumprem mas são francamente básicos, muitas sequências de luta parecem metidas a martelo só porque era necessário haver mais uma cena de efeitos para não aborrecer ainda mais o público, o filme é chato pois parece que nunca mais acaba apesar de nem ter 100 minutos, não se percebe se quer ser um filme para crianças ou um drama sério.
E não resisto…o cabelo á DZert do heroi !🙂
Cuidado com o (incompreensível) hype á volta desta obra e não julguem que este [“Shinobi“] é algo semelhante a um “O Tigre e o Dragão”, “Hero” ou “House of the Flying Daggers”. Não é.

——————————————————————————————————————

Aqui está um daqueles casos em que o trailer é melhor que o filme. Na verdade o trailer enganou-me fazendo-me pensar que isto seria uma boa compra.
http://www.youtube.com/watch?v=UHTf1dHz9UI

COMPRAR
Caso, gostem do filme e queiram comprá-lo barato, é só irem buscá-lo á Amazon Uk.

Comparem a minha opinião com a do público em geral e decidam se realmente lhes interessa ver o filme. Sinceramente não consigo perceber que filme maravilhoso é que grande parte das pessoas viram, agora, concordo em absoltuto com a justificação daqueles poucos que deram nota negativa ao filme, o que só demonstra que [“Shinobi“] não é um filme para todos os gostos.
IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0475723/

——————————————————————————————————————

Filmes semelhantes de que poderá gostar:

A Chinese Tall Story The Myth The Promise

——————————————————————————————————————

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

4 thoughts on “Shinobi (Shinobi) Ten Shimoyama (2005) Japão

  1. Tai um lixo cinematográfico!
    Exemplo de filme feito as pressas para arrecadar dinheiro (que nem isso conseguiu).
    Recomendo aos desavisados que viram o filme que vejam o anime Basilisk.

  2. Normalmente eu assisto filmes péssimos e vou até o final só pra ver se tiro alguma experiência boa disso. Mas Shinobi é impossível. 20 minutos de filme e eu já comecei a pular as cenas para ver como acabava. Personagens patéticos e roteiro pior. As lutas nem merecem ser chamadas assim porque para mim não houve nenhuma. Ainda bem que eu só aluguei.

  3. Olá, eu assisti e reassisti diversas vezes este filme e gostei muito. Gosto da música da Ayumi Hamasaki e acho esse estilo de efeitos visuais o ideal pare este tipo de filme. Primeiro porque o orçamento é muito baixo e de forma criativa achei os efeitos muito atraentes. É uma forma simples de reproduzir efeitos complexos sem atrapalhar a trama da estória, como fazem com os animes que nem de longe são como as produções de desenhos ao estilo hollywood. Para quem não assistiu, recomendo 10x e tirem suas próprias conclusões, afinal, gosto é gosto e você pode ficar admirado com o resultado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s