CINEMAsiatico.wordpress.com

Tenkû no shiro Rapyuta ( Laputa – Castle in the Sky ) Hayao Miyazaki ( 1986 ) Japão

Deixe um comentário


Lembram-se de “Conan-O Rapaz do Futuro” ?
Para muita gente, uma das melhores séries de animação de sempre, especialmente para aqueles que eram adolescentes no início dos anos 80.
O que algumas pessoas não sabem é que quando o realizador Hayao Miyazaki fundou o estúdio de animação Ghibli no inicio dos anos 80, umas das suas primeiras incursões no formato de longa metragem foi precisamente uma espécie de regresso aos personagens que lhe deram fama, – Conan e Lana – embora neste filme não se chamem assim.
O resultado foi [“Laputa – Castle in the Sky“]. Na verdade não é um remake de “Conan-O Rapaz do Futuro”, mas tem suficientes semelhanças em toda a sua estrutura para agradar aos mais saudosistas da série de televisão que lhe serviu de rascunho.

Situada numa espécie de Europa alternativa, talvez algures nos finais do sec.XIX, [“Laputa – Castle in the Sky“] conta a história de um rapaz, de uma rapariga que possuiu um cristal mágico e de uma cidade flutuante que muitos julgam ser apenas uma lenda mas que contém um poder extraordinário no seu interior.

Naturalmente temos depois os vilões, sempre caracterizados como políticos, donos de coorporações ou militaristas sem escrúpulos, tal como é comum na obra do realizador e algum enquadramento ecológico sobre a importância da conservação do mundo natural como também é a habitual preocupação nas produções Ghibli.
Além disso existem ainda os semi-vilões humorísticos para aliviar a carga dramática e proporcionar espectaculares momentos de perseguição ao longo do filme.
Todo o conjunto embrulhado numa atmosfera mágica mas sempre fundamentada na realidade apesar dos elevados níveis de imaginação e criatividade presentes em todo o filme.
Adicionamos a tudo isto uma banda sonora com um toque de poesia musical e temos uma obra absolutamente mágnifica.
Tudo certo portanto.

O que dizer então mais sobre este filme sem estragar por completo a descoberta da sua magia ?…Isto complica imenso a minha review mas a verdade é que este é um daqueles filmes que quanto menos detalhes revelamos sobre ele melhor, pois é uma verdadeira maravilha artística do inicio ao fim.
Desde os ambientes steampunk , até ao visual gráfico absolutamente criativo presente ao longo de todo o filme, estamos perante uma verdadeira obra prima, não só da animação, mas também da ilustração de fantasia com cenários lindíssimos que já são uma referência no mundo da animação.

Além disso os personagens são mais uma vez a alma da história. Não só é bom voltar a ver o “conan” e a “lana” agora numa longa metragem a sério, como [“Laputa – Castle in the Sky“] apresenta-nos muitos mais que se tornaram figuras de culto, tal como os imaginativos robots guardiões de Laputa que se tornaram extremamente populares no Japão transformando-se mesmo num dos ícones do design dentro do género com todo o mérito pois são verdadeiramente um personagem inesquecível pela sua simplicidade.

A obra de Miyazaki, só muito recentemente se deu a conhecer ao grande público em Portugal, através da estreia (miraculosa) no cinema do filme “A Princesa Mononoke” (que não me impressionou particularmente), e dos seus filmes posteriores, “A Viagem de Chihiro” e mais recentemente “O Castelo Andante”.
Todos os trés com edição Portuguesa em dvd.
É no entanto uma pena que o resto da obra produzida pelo estúdio Ghibli continue ainda sem ser editada no nosso país, pois na minha opinião todos os trabalhos antigos são muito superiores a qualquer uma das novas longas metragens tão populares actualmente, mas que me parecem mais uma reciclagem de tudo o que já foi feito antes.

[“Laputa – Castle in the Sky“] , no entanto é um caso especial dentro da filmografia do estúdio Ghibli e espero sinceramente que alguém no nosso país se lembre também de lançar este filme por cá.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Um dos melhores filmes de fantasia de sempre com um estilo steampunk excelente e uma profundidade que vai muito para além da banal aventura para crianças. Ponto final.
A prova de que o facto de ser Anime não implica de modo nenhum que seja um objecto menor de Cinema só porque é um desenho animado.
Na minha opinião é uma obra prima da animação e é definitivamente o meu filme favorito do realizador.
Cinco tigelas de noodles e um Golden Award como selo de qualidade excepcional sem qualquer sombra de dúvida.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg gold-award.jpg

A favor: tudo. Personagens, história, conceito, paisagens, banda sonora, ambiente.
Contra: ??! Não haver uma parte 2 igual ?…

——————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS:

Trailer (*spoilers*):
http://www.youtube.com/watch?v=IpHG0UXHcLA

Opiniões adicionais:
http://www.asia.cinedie.com/laputa.htm
http://www.nausicaa.net/miyazaki/laputa/

COMPRAR
Opções de compra para [“Laputa – Castle in the Sky“], é coisa que não falta, pois basicamente existem edições deste filme em todo o lado, excepto Portugal, claro.
Aproveitem os preços baixos para o cinema oriental na Amazon Uk e comprem já este DVD.

Agora se tiverem a sorte de encontrar esta fabulosa edição especial Japonesa ainda á venda, isto sim é que seria uma compra perfeita. Espreitem só isto:
http://www.ghibliworld.com/laputacollection.html

——————————————————————————————————————

Quem tocar guitarra e quiser aprender os acordes da banda-sonora pode espreitar aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=butX_chr0GM&feature=related

IMDB:
http://www.imdb.com/title/tt0092067/

——————————————————————————————————————

Se gostou deste vai gostar de:

——————————————————————————————————————

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s