2009-Lost Memories ( 2009-Lost Memories ) Lee Sih-Myong ( 2002 ) Coreia do Sul


E que tal se todos nós estivessemos a viver numa realidade onde toda a nossa História conhecida tivesse na verdade sido alterada algures no passado criando um falso presente ?
Um presente para nós tão legítimo quanto a verdadeira linha temporal e onde apenas algumas pessoas têm a sensação de que há algo errado no quotidiano sem poderem especificar exactamente o quê.
É este o ponto de partida deste excelente filme de acção e ficção-cientifica sul-coreano.
Bem-vindos a [“2009-Lost Memories“].

Em 2009, a Coreia unificada é na realidade apenas mais uma colónia do Japão.
Japão que ganhou a II Guerra Mundial após uma sucessão de acontecimentos históricos alternativos que tiveram origem num assassinato falhado dum general japonês em 1909, ( o que não aconteceu na nossa realidade histórica onde ele foi realmente abatido segundo consta ).
Como consequência desse obscuro atentado falhado, todo o curso da história foi alterado ao longo de 100 anos transportando-nos até um presente onde os Coreanos submetidos ao poder central do Japão, são obrigados a adoptar nomes Japoneses, renegando as suas tradições e onde toda a atitude independentista é condenada, existindo no entanto grupos de rebeldes que tentam a todo o custo provocar a queda do regime Japonês e libertar a Coreia. E isto porque alguém algures conhece a verdade e sabe que toda a Coreia está a viver numa realidade histórica que não devia.  Este conhecimento não agrada de modo nenhum aos poderes Japoneses que benificiaram com a linha temporal que agora é o presente e que pretendem fazer tudo para que este assim se mantenha como está.
Confusos ?…
Ainda não viram nada.

[“2009-Lost Memories“], conta a história da amizade de dois agente da polícia especial, um Japonês e um Coreano e da forma como essa amizade é afectada quando ao investigarem um atentado das forças rebeldes independentistas Coreanas, um dos agentes descobre que a realidade afinal nunca foi aquilo que está escrito nos livros de História.
E mais não digo porque descobrir o resto é aquilo que torna especial este excelente filme de acção.

Essencialmente estamos perante um filme de ficção-cientifica disfarçado de filme de acção. Não esperem encontrar um futuro cheio de naves espaciais e técnologia saída do Star Trek, mas sim uma realidade idêntica á nossa apenas com a particularidade de que alguém, algures conhece o segredo das viagens no tempo e soube como usá-lo em proveito do seu poder.
Quem gosta de boas histórias do género tem aqui uma excelente opção cinematográfica que certamente desconhece, pois este é um daqueles filmes de que a generalidade do público ocidental nunca ouviu falar (embora já hajam rumores de mais um remake americano também para este).
Imaginem um “Back to the Future” com sabor policial mas realizado num estilo James Cameron anos 90, com atmosfera e pirotécnia a condizer e obtêm [“2009-Lost Memories“].

O que não faltam aqui são tiroteios, sequências de acção, bombas, carros, planadores e explosões suficientes para impressionar até o mais fanático de filmes de porrada Holywoodescos.
A vantagem é que no meio de tanta espectacularidade existe uma história de ficção-cientifica realmente boa e que não se perde por entre as explosões e perseguições ao contrário do que é costume.
Tem apenas dois defeitos menores.
Na minha opinião cortavam-se uns 15 minutos e o filme seria perfeito, pois acho que a montagem não é muito coerente e a meio parece que o realizador não sabe bem se há de optar pelo lado dramático e humano, pelo espectáculo ou pela conclusão mais detalhada da história de ficção-cientifica.

No meio de tudo isto a parte Histórica que é a base do filme, perde-se um bocado. Provavelmente apenas para o público ocidental, mas a verdade é que quem não conhece a fundo a história daquela região do mundo, nomeadamente entre o início do sec.XX e o fim da Segunda Guerra fica um bocado á toa com o ritmo que o filme ganha no final onde tudo parece despachado a alta velocidade e todas as referências históricas apresentadas ao longo do filme são atiradas ao mesmo tempo á cara do espectador sem grande enquadramento. Mal temos tempo para parar e pensar nas peças do puzzle que estamos a ver por entre tanta cena de acção e tanta sequência de efeitos especiais para ilustrar as viagens no tempo o que leva a que o final á partida possa parecer mais confuso do que na realidade é. A verdade é que parece destoar um bocado do resto do filme.

Não que isto seja propriamente uma coisa má, pois não faz de forma nenhuma com que este filme seja um trabalho menor.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

[“2009-Lost Memories“] é um dos melhores filmes de acção que podem encontrar em dvd e na verdade só não lhe dou uma nota mais alta, porque acho que a tentativa de colocarem muito conteúdo no argumento para além das cenas de acção, acabou por resultar contra o produto final pois nem sempre as referências são apresentadas como seria de desejar.
Por isso no final, apesar de história ser excelente não nos identificamos com os personagens áquele nível emocional que é habitual encontrarmos no cinema oriental. Se calhar sou eu que estou mal habituado.
De qualquer forma é um filme a não perder.
Quatro tijelas de noodles.

noodle2.jpg   noodle2.jpg   noodle2.jpg   noodle2.jpg  

A favor: agradará imenso a quem gosta de ficção-científica com História alternativa, as cenas de acção são espectaculares e estão por todo o lado, óptimos efeitos especiais, o ambiente.
Contra:  muita informação para absorver no meio de tanto tiro, quem não conhece a fundo a História daquela parte do mundo não irá tirar o devido proveito do conceito do filme, a identificação emocional com a história e com os personagens fica um bocado á deriva, a montagem podia ser mais apurada e o filme ter 15 minutos a menos.

——————————————————————————————————————

Opiniões adicionais:
http://www.kfccinema.com/reviews/action/2009lost/2009lost.html
http://www.cyberpunkreview.com/movie/decade/2000-current/2009-lost-memories/

Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=-bCRxpP6iWU

Comprar:
http://www.play-asia.com/paOS-13-71-7k-49-en-15-2009+lost+memories-70-ki9.html

IMDB (atenção aos *spoilers*):
http://www.imdb.com/title/tt0294252/^

——————————————————————————————————————

Filmes semelhantes de que poderá gostar:

Natural City  

 ——————————————————————————————————————

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s