Yeopgijeogin Geunyeo ( My Sassy Girl ) Kwak Jae-yong ( 2001 ) Coreia do Sul


Agora que inevitávelmente a cópia americana, vai chegar ás nossas salas de cinema não tarda nada , é urgente que se recomende vivamente o original antes que o remake estrague os twists desta história a quem ainda não a viu como ela foi inicialmente pensada. Isto partindo do princípio que os americanos não mudaram também a segunda metade do filme por ser demasiado poética e filosófica para as audiências ocidentais.

O [“My Sassy Girl“] original na minha opinião é definitivamente a melhor comédia romântica de sempre e um marco completamente á parte dentro dos filmes com adolescentes.
Não só é uma comédia com um conceito original e hilariante, como consegue na segunda metade ser um drama romântico com alma, poesia e muita imaginação na maneira como está construído e como nos faz gostar dos personagens.
O original [“My Sassy Girl“], tem possivelmente dois dos melhores protagonistas de filmes com adolescentes. Os personagens têm personalidade e não são a banal casca vazia estereotipada que se costuma ver nas chamadas comédias românticas para teenagers americanos. Apesar de toda a loucura que nos é apresentada no ecran, parece que estamos a ver pessoas reais e esquecemos que estamos perante dois (excelentes) actores.
Este facto serve para que a meio do filme, [“My Sassy Girl“], consiga passar da comédia absolutamente anárquica ao drama mais sério numa questão de segundos sem nunca perder a sua identidade ou ficar a meio termo entre dois géneros de cinema.

Este filme tem provavelmente o melhor equilíbrio de argumento dentro deste género que me recordo de ter visto até hoje o que não deixa de ser surpreendente pois a sua versão longa tem 132 minutos, todos eles plenamente suportados pelos dois actores principais de uma forma magistral pois estão constantemente em cena. Muito pouco espaço é dado aos personagens secundários visto tudo se centralizar na relação absolutamente caótica dos dois protagonistas.

Supostamente o argumento é baseado num famoso caso real passado na Coreia no final dos anos 90 e basicamente conta a história dum rapaz que uma noite encontra numa estação uma rapariga completamente embriagada e a salva de cair na linha quando o comboio vai passar.

A partir daí a sua vida fica completamente caótica pois sem saber como, o rapaz torna-se emocionalmente dependente da miúda que salvou por muito que tente disfarçar perante os amigos. Esta domina-lhe o quotidiano das formas mais hilariantes e inesperadas que poderão encontrar numa comédia e os dois entram numa espécie de relação romântica nunca assumida mas sempre com resultados completamente originais e muito divertidos.
A miúda, além de ter uma grande imaginação e obrigar constantemente o rapaz a ter que ouvir as suas más histórias que escreve no seu caderno, ainda por cima tem hilariantes ataques de fúria e não há humilhação que não provoque ao seu novo amigo para divertimento do espectador que nunca faz ideia do que pode acontecer a seguir e esse é um dos grandes trunfos deste [“My Sassy Girl“] que resulta plenamente em vários níveis.
Não só é uma comédia fantástica como ainda por cima consegue ser um drama romântico do melhor que poderão encontrar pela frente.

Por isso sugiro que procurem esta versão original coreana antes que o remake americano apareça em Portugal e apanhem com a inevitável chuva de trailers, making-ofs e material promocional que certamente lhes irá explicar e contar o filme todo de uma ponta a outra estragando tudo o que este tem de bom no seu conceito original.

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Possivelmente a melhor comédia adolescente de sempre e um dos melhores filmes românticos (para todas as idades) que poderão encontrar no mercado.
Completamente obrigatório em qualquer colecção de dvd sem esquecer os igualmente fabulosos “The Classic“, “Be With You“, “In The Mood For Love“, “Fly me to Polaris“, “My Blueberry Nights“, “2046” e “Il Mare“.
Cinco tijelas de noodles e um prémio adicional porque este é outro daqueles filmes que rebenta qualquer escala.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg gold-award.jpg

A favor: tudo ! A inteligência do argumento, as duas personagens principais, casting e interpretações , banda sonora e o excelente equilíbrio entre a comédia alucinada e o mais poético drama romântico.
Contra: absolutamente nada a não ser que não o consigam ver antes de apanharem com o remake americano e este lhes estrague todas as surpresas ou pior, passe a ideia de que o original é tão banal como certamente o remake será, a julgar pelo péssimo exemplo que já tivemos com o remake do “Il Mare”.

——————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS:

Antes do trailer, sugiro que vejam o videoclip, pois não revela nada das surpresas e captura perfeitamente o ambiente poético do filme original.
http://www.youtube.com/v/uCadYmp_UnQ

Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=mZQCHWOM9bw

Opiniões adicionais:
http://www.asia.cinedie.com/sassy_girl.htm
http://www.kfccinema.com/reviews/comedy/sassy/sassy.html

E como sei que vão querer comprar isto sugiro esta edição se quiserem a versão longa – Director´s cut
http://www.hkflix.com/xq/asp/filmID.1719/qx/details.htm
Ou a versão normal onde também não perdem nada pois os dez minutos a mais do cut longo são apenas algumas cena extendidas de alguns gags.
http://www.play-asia.com/paOS-13-71-7h-49-en-15-my+sassy+girl-70-122k.html
Ambas as versões são excelentes.

IMDB (cuidado com os *spoilers*):
http://www.imdb.com/title/tt0293715/

E já agora, para quem toca guitarra, espreitem também este cover da banda sonora:
http://www.youtube.com/watch?v=pQBW7GO2HSM&feature=related
Poderão encontrar muitos mais no youtube.

——————————————————————————————————————

Filmes semelhantes de que certamente irão gostar:

Be With You Il Mare Love Phobia The Classic Fly me to Polaris

——————————————————————————————————————

Acabei de ver o trailer do remake americano de [“My Sassy Girl“] e apetece-me comprar uma arma.
Deve a isto que chamam stress-pós-traumático.
Pelo trailer já se percebe que transformaram tudo o que é simbólico e poético no filme original em gags banais para adolescentes e aparentemente parece que estes não vão ter outro propósito no filme a não ser meter umas sequências ao estilo “Jackass” mas com uma gaja boé da maluca de modo a depois no final embrulhar tudo no happy-end do costume para reconfortar americanos e plateias de centro comercial comedoras de milho.
http://www.youtube.com/watch?v=_-P0kJsyCOg&feature=related
Ninguém diz que a coisa não vai até ser um produto divertido. Mas não passará disso, um produto e daqui a dois meses vai estar esquecido nas promoções de dvds dos supermercados de certeza absoluta. O remake parece ser muita coisa mas não é definitivamente [“My Sassy Girl“].
Pelo que se pode ver no trailer da versão americana é mais do que certo que tal como aconteceu na versão  americana do fabuloso “Il Mare” coreano, a alma da história também aqui vai ser substituída pelo estilo videoclip, por muita musica pop de usar e deitar fora, por muito jovem modelo a ditar o que vai ser a moda teen do próximo verão-inverno e muito poucos vestígios da atmosfera da história original.
O que se passa com o actual cinema americano ?! Além de ter que ir buscar as “suas” histórias originais ao oriente, refaz os filmes quase a papel-químico mas depois deixa pelo caminho o verdadeiro espírito e conteúdo original dos mesmos ?!…
É como copiarem um ovo e reproduzirem apenas a casca pois já é suficiente para o vender porque acham que o design faz a obra !

10 thoughts on “Yeopgijeogin Geunyeo ( My Sassy Girl ) Kwak Jae-yong ( 2001 ) Coreia do Sul

  1. Este filme merece ser visto por todos na sua versão original antes que o remake chegue até nós.

    A química entre os personagens é qualquer coisa de impressionante e que nos prende durante o filme inteiro.

    Sem duvida um dos melhores filmes que já vi.

    PS: Continua com o grande trabalho neste blog, adquiri o Be With You edição especial e o Love Phobia e só tenho a dizer que são ambos filmes extraordinários. É bom ver histórias destas bem contadas e que nos fazem sentir tudo o que se passa a nossa frente.

  2. Olá Sean,
    Infelizmente (que eu saiba), o filme não está editado em lado nenhum com legendas em Português por isso se quiseres comprar o dvd, terás mesmo de comprá-lo apenas com legendas em inglés tal como eu fiz.

    No entanto, se não te importares muito de sacar uma (excelente) cópia pirata nos torrents, podes baixar o filme e depois ir buscar as legendas em Pt a um site de legendas.
    Se tiveres um leitor que leia div-x e interprete ficheiros .srt podes ver o filme perfeitamente legendado em português (do brasil) numa excelente tradução das legendas originais em inglés que vêm no meu dvd.

    Filme – dois links
    http://www.mininova.org/tor/157727
    ou então
    http://www.mininova.org/tor/646789

    Trés opções de legendas em português para My Sassy Girl coreano.
    Pelo menos uma dela está bem sincronizada e funciona perfeitamente, mas já não me lembro qual delas.
    http://www.opensubtitles.org/pt/search/sublanguageid-por,pob/idmovie-392

    Cd com a banda sonora (recomendo)
    http://www.mininova.org/tor/1706131

    Espero que isto te ajude e obrigado pela visita ao blog.
    Claro que para mim este é um daqueles dvds a comprar mesmo, mas na verdade se precisas de legendas em Pt, a tua unica opção é mesmo recorrer a uma cópia ilegal, por isso estás por tua conta. 😉
    Recomendo este programa de torrents para baixares os filmes
    http://www.utorrent.cc/pt/

    Quem quiser ver o muito pouco entusiasmante remake americano também o encontra no mininova com subtitles em pt no subtitles.org
    Mas por favor não cometam o erro de ver o remake antes de verem o original. Resistam.

  3. eles mudam o nome do original para o portugues;…. o my sassy girl americano a tradução nos filmes brasileiros é ironias do amor ¬¬ como acho em locadora brasileira?

  4. Essa atriz é simplesmente maravilhosa. Ela se encaixa super-bem em todos os filmes que ela fez nesse genero. É tão bom nesses filmes, que achei ela super perdida no Blood The Last Vampire. My Sassy Girl é uma Obra de Arte!

  5. Por curiosidade, pesquisei e achei o filme na net.Estava com legendas em espanhol (sendo que eu nem sei ler nem falar espanhol).Achei que veria talvez uns 15 minutos… Final da história:My Sassy Girl é uma história comovente.Me fez rir, me emocionar…Se os americanos seguissem a risca o filme coreano, Ironias do Amor não teria sido tão mal visto pelos homens do sexo masculino.

  6. Estou seguindo a sua lista de filmes românticos coreanos (pausa necessária à sequência de filmes violentos/ação coreanos). Assisti The Classic ontem e My Sassy Girl hoje, são maravilhosos (o segundo é incrível), não posso me estender pois tenho os outros pra assistir. Obrigada. 😊

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s