CINEMAsiatico.wordpress.com

Nihon chinbotsu (The Sinking of Japan) Shinji Higuchi (2006) Japão

13 comentários


É verdade que quem já viu um filme-catástrofe já viu todos.
Desde os tempos do “Earthquake” nos anos 70, passando pelo “Titanic” e acabando no “Day After Tomorrow” a fórmula é sempre a mesma. Já sabemos que vamos ver sempre o mesmo conjunto de personagens de cartão, com as mesmas vidas dramáticamente estereotipadas ao melhor estilo telenovelístico e que inevitávelmente irão levar com as mais variadas catástrofes em cima para divertimento das plateias munidas de baldes de pipocas.
Eu que odeio pipocas nas salas de cinema, apenas neste género não consigo deixar de associar uma coisa com a outra porque normalmente o que se passa nos argumentos destes filmes é tão aborrecido que a única coisa que há para fazer enquanto esperamos pela próxima cena de desgraça é comer uns milhos.

No entanto tenho que admitir que este [“The Sinking of Japan“], me surpreendeu pela positiva.
Não será uma obra prima do cinema, mas a verdade é que gostei muito mais deste filme do que eu estava á partida preparado para o admitir.
Senão vejamos…comecemos pela história…
Por várias razões cientificamente fundamentadas o Japão vai afundar-se não em séculos, mas em semanas e nada pode ser feito para o evitar.
Acabou a história.

O resto são os tais pormenores de argumento que acontecem sempre nestes filmes e não os vou detalhar aqui porque a descoberta dos mesmos faz parte do prazer de se ver o filme. Até porque desta vez são mais interessantes do que o habitual e não precisamos de comer tanta pipoca enquanto esperamos que a próxima desgraça apareça no ecran.
Obviamente que os clichés estão lá todos, mas o filme contém algumas boas ideias que nos fazem mesmo desta vez não ter bem a certeza de quem morre ou fica vivo e isso contribui para o suspanse de uma forma bastante positiva, pois normalmente nas produções americanas do género conseguimos logo identificar quais são os actores que lá estão a servir de carne para canhão mas neste [“The Sinking of Japan“] , o argumento consegue deixar-nos com alguma dúvidas manipulando bem as nossas certezas até ao final.

Além de ter um argumento bem construído onde nem tudo o que imaginamos acontece, alguns personagens são realmente interessantes apesar do pouco tempo de ecran que dispõem e esse pormenor contribui mesmo para um bom final, não sem antes se atirarem algumas indirectas, nomeadamente ao carácter de certos políticos e á eterna rivalidade e antagonismo com a Coreia do Sul. Isto para não falar da maneira como o resto do mundo é representado quando é colocado perante a inevitabilidade de uma catástrofe natural da proporção que é apresentada neste filme.

Depois temos as cenas de destruição e catástrofe.
E que destruição !
Nesta aspecto, [“The Sinking of Japan“], não desilude nem por um momento, pois está polvilhado de pequenos momentos verdadeiramente espectaculares no que toca a caos e desgraças naturais. Normalmente até são sequências que nem duram muito, mas quando aparecem têm sempre um impacto no espectador, pois além de serem espectaculares conseguem ser sempre diferentes e inesperadas, por isso não esperem passar este filme a ver as mesmas cenas de prédios a cair de cada vez que há um tremor de terra.
No que toca a efeitos, este é um daqueles filmes que serve para calar muita gente que ainda pensa que só em Holywood se fazem bons efeitos especiais e cenas de acção a condizer.
Muito provavelmente [“The Sinking of Japan“] foi feito com metade do orçamento de um “The Day After Tomorrow”, mas não se nota nada.

Sendo assim:

——————————————————————————————————————

CLASSIFICAÇÃO:

Cumpre tudo o que se espera dele e ainda consegue surpreender em alguns momentos.
Técnicamente nem por um momento fica atrás de qualquer filme americano e como filme catástrofe resulta plenamente em todos os sentidos com a vantagem de não ter aquela aura patriótica tão habitual nos filmes americanos onde se esvoaçam bandeiras azuis e brancas por tudo e por nada.
Na verdade este é um remake de um dos clássicos japoneses dos anos 70 com o mesmo nome e foi mesmo o candidato perfeito para ser refeito pois pedia mesmo um tratamento actual no que toca ao que hoje se pode mostrar com os modernos efeitos digitais.

Como tal, leva então quatro tijelas de noodles pela maneira como conseguiram fazer um filme cheio de lugares comuns mas que resulta bem melhor do que o habitual.
Quanto a mim é um dos melhores filmes catástrofe que me lembro de ver.

noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg noodle2.jpg

A favor: os efeitos especiais, o ambiente de pânico e destruição, a incerteza do destino dos personagens ao longo da história, o final do filme.
Contra: alguns clichés do género, o “teledisco” romântico a meio do filme que fica um bocado deslocado, não ter tantas cenas de catástrofe como gostariamos de ver.

——————————————————————————————————————

NOTAS ADICIONAIS:

Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=cjTw9qaiE5w

está á venda na Amazon Uk a um preço da chuva. É aproveitar enquanto dura.

IMDB
http://www.imdb.com/title/tt0473064/

Autor: Alcaminhante

Chamo-me Luis, tenho 45 anos e sou desenhador gráfico/ilustrador de profissão. www.icreateworlds.net Trabalho essencialmente como freelancer em ilustração tradicional e também em criação gráfica destinada á internet. Também trabalho em Banda Desenhada e quem quiser ir buscar os pdfs grátis do meu livro "As Aventuras do Príncipe Ziph" , sigam para aqui: http://icreateworlds.net/banda-desenhada-quadrinhos-gratis Interesso-me essencialmente por cinema, literatura, fotografia e longas caminhadas ao ar livre o mais longe de centros urbanos possível. De preferência junto ao mar e em praias isoladas. Tenho actualmente um blog sobre Cinema Oriental, outro sobre Ficção-Cientifica e ainda um site sobre Marte que podem encontrar aqui: http://www.o-enigma-de-marte.info Espero que gostem das sugestões e voltem sempre. Luis

13 thoughts on “Nihon chinbotsu (The Sinking of Japan) Shinji Higuchi (2006) Japão

  1. Como é o nome desse filme em português? Por favor, me respondam o mais rápido possível, de preferência para o meu e-mail.

  2. Esse filme é melhor ou pior que 2022 Tsunami?

  3. Por acaso você sabe onde baixar esse filme?

    Dizem que baixar filme online sem permissão autoral é crime, eu não acho. Só acho crime quando a pessoa vende ou para de comprar na loja só pra baixar em casa. Eu, quando tenho dinheiro, compro original. Quando não tenho, compro pirata (mas não gosto de comprar, é raro eu comprar dvd pirata, eu não gosto mesmo!). Ás vezes, eu baixo da internet, de 1 a 3 filmes por mês. Vou na locadora, no cinema, gosto de assistir filmes em alta definição e em bom som (ainda mais filme 3d!). Desculpe se eu pedi demais.

  4. Não entendi direito este site. me tire uma dúvida: são todos aqueles links para baixar o filme? É muita coisa!

  5. Ok, então minhas perguntas estão finalizadas! mas, se achar em tamanho menor, me avise!

  6. Vi o filme, é muito bom. Gostei muito, principalmente das partes de destruição, mas prefiro ver Tidal Wave, que é mais engraçado (gosto de filmes de drama, mas não assisto direto. Só assisto direto os que tem drama com comédia, como Tidal Wave).

  7. OLHA EU ADOREI ESTE FILME É MUITO DIFERENTE DE TODOS OS OUTROS ATÉ AS CENAS DE DESTRUIÇÃO SÃO DIFERENTES E ELE Ñ MEXE MUITO COM GOVERNOS SABEM CASA BRANCA PRESIDENTE DOS EUA E TUDO MAIS É MUITO TENSO O CLIMA E OS EFEITOS ESPECIAIS ME SURPRIENDERAM PENA QUE ELE NÃO FOI LANÇADO NOS CINEMAS BRASILEIROS NOTA 10! E AS HISTÓRIAS PARALELAS DOS PERSONAGENS SÃO MUITO BONITAS E EMOCIONANTES MAIS OS FILME DO ROLAND EMMERICH TB NÃO SÃO TÃO RUINS ASSIM TÁ !

  8. ótimo filme muitas cenas de destruição caos total história de romance em meio do filme muito emocionante bela trilha sonora efeitos especias maravilhosos e um final surpriendente digno de aplausos! THE SINKING JAPAN SURPRIENDE!

Deixe uma Resposta

